Ribeirão Preto, e toda a região metropolitana, segue com alerta para a baixa umidade do ar durante esta primeira semana de setembro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a umidade, nesta terça-feira (1°), pode chegar a 12%, com riscos de incêndios e à saúde.
Neste domingo, 30, já havia sido anunciado o aviso, que foi publicado novamente pelo órgão segunda-feira (31). “Umidade relativa do ar variando entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.”
Segundo informações da Defesa Civil, neste domingo (30), a temperatura chegou aos 32°C, a maior desde o dia 19 de agosto, quando a cidade registrou 34°C de máxima. Ainda de acordo com a Defesa Civil, agosto foi um dos meses mais secos na cidade, com apenas um dia de chuva.
As instruções do Inmet durante os dicas com alerta de perigo para a baixa umidade são: Beba bastante líquido; Atividades físicas não são recomendadas; Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia; Use hidratante para pele e umidifique o ambiente.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).