Seguindo o ritmo dos três últimos meses, Ribeirão Preto mantém saldo positivo na abertura de empresas no mês de setembro, conforme levantamento da Divisão de Estudos Econômicos da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento.
Os dados indicam que 221 empresas foram abertas em setembro, totalizando 60.691 unidades, colocando a cidade, pelo terceiro mês consecutivo, a frente de municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, como Sorocaba, Santo André e São Bernardo dos Campos.
De acordo com os dados, as atividades com o maior número de CNAES, Classificação Nacional das Atividades Econômicas, foram “Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo”, com 22 CNAES abertos, seguido de “Holdings de Instituições Não Financeiras” e “Corretagem e Avaliação de Imóveis”, ambas com 17 CNAES. As atividades de “Promoção de Vendas” e “Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial”, também tiveram bom desempenho, com 16 e 14 CNAES abertos respectivamente.
Já em relação aos setores econômicos, “Serviços” lidera com 33.018 de empresas ativas, o que corresponde a 54,4% do total, e “Comércio” abriga 32,8%, como 19.894 empresas.
O levantamento apontou também que houve crescimento na abertura de microempresas, representando cerca de dois terços do total das novas empresas abertas em setembro.