Ribeirão Preto será sede do Congresso Nacional de Saneamento Básico

Foto: Divulgação

Este ano, Ribeirão Preto irá sediar a 52ª edição do Congresso Nacional de Saneamento Básico (CNSA), organizado pela Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae), que ocorrerá entre os dias 20 e 24 de maio.

“Ribeirão Preto tem uma história antiga com o saneamento básico. Foi uma das pioneiras na concessão do tratamento de esgoto, o que contribuiu, de forma significativa, para a boa gestão que temos hoje desses serviços essenciais, já tendo atingido a universalização do saneamento básico, uma meta do Marco Regulatório de Saneamento Básico e também da Agenda ONU 2030”, expõe o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

A Saerp vem investindo para otimizar os serviços oferecidos na cidade e também, assegurar que, a longo prazo, a população seja abastecida com água potável de qualidade como ocorre atualmente.

“Os nossos principais investimentos hoje são em três frentes: a primeira, é o Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, que reduziu as perdas em torno de 43%, e prevê implantações de novas adutoras, perfuração de mais de 6 novos poços, construção de 12 reservatórios, substituição do parque de hidrômetros, dentre outras melhorias na área técnica. A segunda e terceira frentes de investimentos, se referem aos destinados a garantir a segurança hídrica no futuro e melhorar a gestão do abastecimento, com o Projeto Básico do Rio Pardo, para complementar a distribuição de água de Ribeirão Preto, e o Estudo de Resiliência do Aquífero Guarani, para avaliar a real situação desse recurso na zona não-aflorada”, explica o secretário.

Somente com a implantação do Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, desde 2019, a Saerp reduziu os índices de perdas no sistema, e atingiu em 2022, 43,62%. Em 2016, era quase 62%.

Com o investimento de mais de R$130 milhões, a Secretaria também tem perfurado novos poços e construindo novos reservatórios, os quais são produzidos com tecnologia internacional, em aço vitrificado, que garantem maior durabilidade e baixa estanqueidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS