Em Ribeirão Preto, os movimentos sociais acompanharão o calendário nacional e farão ato pelo fim da escala de trabalho 6×1 no município, no dia 15 de novembro. A concentração será no ponto de ônibus do Ribeirão Shopping, a partir das 10h.
A atividade terá panfletagem com o intuito de conversar com os trabalhadores que estarão entrando no trabalho e fomentar o debate em torno do tema. Além disso, o movimento pretende realizar outras atividades para mobilizar os trabalhadores.
O Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) aponta que essa escala retira a humanidade das pessoas, uma vez que não dá para estas viverem somente com um dia de folga, em uma lógica que suas vidas se resumem somente a trabalharem, não tendo tempo para nada mais.
O movimento surgiu após um vídeo de desabafo do vereador eleito pelo PSOL, Rick Azevedo, do Rio de Janeiro, que trazia sua revolta contra essa lógica de trabalho que fere a dignidade dos trabalhadores. Ele criou comunidades no WhatsApp, envolvendo trabalhadores do Brasil todo para se mobilizarem e lutarem contra a escala 6X1.
De acordo com dados da Organização Nacional de Medicina do Trabalho, aproximadamente 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem com a síndrome de Burnout. O Brasil é o segundo país com mais casos diagnosticados no mundo, ficando atrás apenas do Japão.
Nesse sentido, os movimentos destacam que as lutas e mobilizações dos trabalhadores são fundamentais para diminuir a escala de trabalho e assim, garantir a dignidade, saúde mental e vida destes.