Ribeirão vai receber fábrica de oxigênio para combater pandemia, diz governo de SP

Medida foi anunciada em coletiva; fábrica deverá produzir 120 cilindros de 10 mil litros e será bancada pela Ambev

0
Cilindros de oxigênio serão produidos em Ribeirão - Foto: White Martins

Ribeirão Preto irá receber uma usina com capacidade para produzir pelo menos 120 cilindros, com dez mil litros cada um, de oxigênio para garantir o abastecimento em todo o Estado. A informação é do governo do Estado. A produção deve começar em até dez dias.

A unidade, uma parceria da Ambev com o governo estadual, terá equipamentos doados pela cervejaria. O local de instalação ainda será discutido.

“Nós estamos fazendo um grande chamamento ao setor privado, para que aqueles que possuem cilindros de oxigênio possam doar ou emprestar para o Estado. O objetivo é atender a todos os municípios que precisam de oxigênio o mais rápido possível”, destacou o presidente da InvestSP, Wilson Mello.

Além da produção em Ribeirão, o objetivo do governo estadual é engajar outras empresas na causa. A expectativa é de que nos próximos dias, as empresas do setor privado possam doar cerca de 3 mil cilindros para contribuir com o enfrentamento da pandemia do coronavírus.

Demanda

O Secretária Estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, ressaltou o aumento de 45% na demanda de oxigênio no Estado de São Paulo nos últimos dias. Mesmo assim, ressaltou o secretário, as medidas farão com que oxigênio não falte no Estado.

“Temos hoje 29 mil pacientes internados, sendo que quase 12 mil estão nas unidades de terapia intensiva, estando os demais nas nossas enfermarias e pronto-atendimentos. Com isso, aumentamos em 45% a necessidade de oxigênio para essa população.” disse o Secretário.