Rita Lee ganha tributo formado por músicos de Ribeirão Preto

Foto: Divulgação

Projeto ‘Santa Rita Tributo’ percorre diversas fases da carreira da rainha do rock brasileiro e terá show gratuito no dia 28 de setembro, no Espaço Cultural da Faculdade de Medicina da USP Ribeirão.

Quatro meses após sua partida, em maio deste ano, a rainha do rock brasileiro, Rita Lee, ganha um tributo produzido por músicos de Ribeirão Preto. Percorrendo várias fases da carreira de mais de 50 anos da cantora paulistana, o projeto “Santa Rita Tributo” terá show de lançamento para o público em geral na próxima quinta-feira (28/09), a partir das 19h30, com entrada gratuita, no ECEU-USP – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (avenida Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto/SP).

O “Santa Rita Tributo” é formado pela cantora Alessandra Freire, Sandro Resende e Evandro Grili nas guitarras, Eduardo de Lucca no contrabaixo, e Victor Grili na bateria. A banda tem a mesma base de “Somos Tão Jovens – Tributo Legião”, feito a outro grande nome do rock nacional, a Legião Urbana, e que já se apresentou em diversos palcos pelo país. “Esses ícones da música brasileira, como Cazuza, Renato Russo e Rita Lee, conseguiram, com suas obras, entrar no inconsciente coletivo. Suas mensagens viraram até elemento de formação das pessoas como seres humanos, como cidadãos, como alguém que se posiciona frente a determinados temas”, analisa Evandro Grili, guitarrista e fã assumido da cantora. 

A cantora Alessandra Freire, vocalista do tributo, aponta a relevância das canções de Rita Lee na MPB e destaca a influência da artista para os fãs. “Ela fez aberturas de novelas, músicas em ritmo de carnaval, de rock, de bolero. A Rita Lee é uma enciclopédia de A a Z e sempre teve um público eclético, livre de preconceitos”.

Os músicos do projeto se preparam para a estreia nos palcos e afirmam que os ensaios são pura diversão. “Poder estar com amigos, fazendo o que se gosta, tocando músicas que fazem parte de nossa vida, é muito especial. A gente volta a ter 18, 20 anos e isso é o melhor de tudo”, comemora Alessandra.

Escolha do repertório

Com carreira artística iniciada na metade dos anos 1960, Rita Lee deixou uma coleção de mais de 300 músicas de sua autoria ao longo de sua trajetória, seja acompanhada pelos Mutantes, pela banda Tutti Frutti ou na extensa parceria com Roberto de Carvalho. Dentro de um repertório tão amplo e diverso, nada melhor do que recorrer à tecnologia para ajudar na escolha.

“Claro que temos nossas preferidas, que não faltam em qualquer playlist da Rita Lee, como ‘Chega Mais’, ‘Lança Perfume’, ‘Saúde”, ‘Agora só Falta Você’ e tantas outras, mas também recorremos à inteligência artificial para entender quais são as 20 músicas dela mais tocadas em rádios e plataformas de streaming, aquelas de maior ligação com o público e, assim, as inteligências humana e artificial se cruzaram, resultando em um repertório que agrada a todos os fãs”, comenta o guitarrista, que ainda explica a origem do nome “Santa Rita Tributo”: “Essa é uma postura irreverente de nossa parte, que tem tudo a ver com a irreverência que também marcou a vida da Rita Lee, pelos seus posicionamentos, sua presença em um cenário musical predominantemente masculino e tudo aquilo que ela sempre falou, mostrando que, de santa, ela não tinha nada, apesar de toda a sua santidade rock´n roll!”, finaliza Grili.

Serviço

Show ‘Santa Rita Tributo’

Entrada gratuita

Quando: 28 de setembro (quinta-feira), às 19h30

Onde: ECEU-USP – Espaço Cultural e de Extensão Universitária da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (avenida Nove de Julho, 980, Ribeirão Preto/SP)

Instagram: @santarita_tributo

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS