Rodovia Anhanguera terá um dos maiores Hubs de Recargas de Veículos Elétricos do país

Anhanguera tem o maior hub de abastecimento elétrico
Foto: Divulgação

A rodovia Anhanguera ganhará mais um moderno hub de recargas ultrarrápidas para veículos elétricos, com dez conectores de carregamento, no km 237, sentido interior – capital, da Rodovia Anhanguera (SP 330) nos próximos dias. Com inauguração em 5 de agosto, o eletroposto fica no município de Santa Rita do Passa Quatro, ao lado do posto de combustíveis convencional Ipiranga – Posto Anhanguera. O serviço será monetizado e a cobrança feita via aplicativo. Com investimentos em torno de R$ 2 milhões, o empreendimento será um dos maiores na América Latina.De acordo com estudos do setor, a eletromobilidade é uma realidade em todo o mundo e no Brasil a expectativa é que, entre 5 e 10 anos, os carros elétricos representem entre 30% e 50% dos modelos vendidos no país. Dados da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) estimam que cerca de 3.500 eletropostos públicos e semipúblicos no Brasil já foram instalados em regiões urbanas e em rodovias.

“Estamos acompanhando o amadurecimento do mercado no país. Com o tempo, dado o ritmo acelerado de crescimento, as unidades de recargas gratuitas não darão conta da demanda, nem mesmo se manterão economicamente. Um cluster com 524 KW, um dos maiores do país, vem para ratificar a viabilidade da eletromobilidade”, diz o CEO da empresa responsável.

Diferenciais

O hub de recargas  que entra em funcionamento em agosto, tem potência total de 524 KW, no qual estão acoplados dez conectores para carregamento ultrarrápido simultâneo. Das pistolas, seis são de até 120 KW CCS2 DC (para modelos de veículos que utilizam o standard europeu), uma de até 120 KW GB/ T DC (para os standard chinês, como os JAC), uma de até 120 KW Chademo DC (standard japonês, como Nissan) e duas pistolas de 22 KW AC tipo 2 (para todos os modelos de veículos híbridos e 100% elétricos).

Energia limpa

O eletroposto  produzirá parte da energia consumida na unidade por meio de placas de energia solar fotovoltaica instaladas no teto de três carports, contribuindo diretamente para reduzir as taxas de emissão de carbono e viabilizando o crescimento da eletromobilidade de forma ainda mais sustentável. A energia fotovoltaica é uma alternativa de energia limpa. Trata-se da energia elétrica produzida a partir da luz solar, captada por painéis solares e entregue ao sistema de conexão direta da rede de abastecimento energético. Em termos práticos o custo será de R$ 2,10 por KW/h.  Atualmente há em alguns postos , outros pontos de carregamento, sem cobrança, mas com potência baixa.  No sentido capital interior, na cidade de Porto Ferreira a volvo instalou um eletroposto de carregamento rápido, sem custos aos usuários, independente da marca do veículo.

Quanto custa em média  o carregamento de carros elétricos?

Conforme a Resolução Normativa nº1.000/2021  já é permitido cobrar pela recarga do veículo elétrico e essa cobrança pode ser feita pelo espaço, uso do equipamento e inclusive pela energia consumida.

Para saber o custo do abastecimento de um carro elétrico no Brasil, você deve realizar o seguinte cálculo:

Custo total = tarifa de energia (R$ / kWh) x energia carregada na bateria (kWh).

Para saber a quantidade de energia carregada na bateria, em quilowatt-hora (kWh), basta multiplicar a potência de carregamento, em Watts (W), pelo tempo em que o veículo ficou carregando.

Supondo que a tarifa de energia seja por volta de R$1,04/kWh (preço médio em julho de 2022 na cidade de São Paulo) e você tenha carregado 30 kWh da bateria, você pagaria cerca de R$ 31,20.

Caso o seu carro tenha o consumo médio de 18 kWh / 100 km, o custo para rodar 50 km será de R$9,36.

Conclusão

Para a difusão dos carros elétricos no país, a presença de eletropostos é fundamental, tendo em vista que essas estações de recarga facilitam a vida dos utilizadores.

Além da praticidade, em geral, os eletropostos podem ser ainda mais rápidos que os carregadores residenciais e comerciais, garantindo 80% da bateria em pouco tempo.

Não podemos ignorar o fato de que eletropostos já estão contribuindo para um futuro mais limpo e sustentável, principalmente quando alimentados com fontes renováveis de energia!

Igor Ramos

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