RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

RP Mobi alerta sobre golpes em sites que prometem liberação de veículos removidos

Entenda como funciona o processo de liberação e evite cobranças indevidas

Golpes on-line | Foto: Divulgação
Golpes on-line | Foto: Divulgação

A RP Mobi, entidade executiva de trânsito de Ribeirão Preto, emitiu nesta sexta-feira, 27 de junho, um alerta à população sobre golpes recentemente aplicados por sites e intermediários que prometem facilitar a liberação de veículos removidos no pátio municipal mediante pagamento de taxas indevidas.

A empresa reforça que não realiza cobranças ou solicitações de pagamento por meio de sites de terceiros, e-mails ou aplicativos de mensagens. Todos os procedimentos são realizados presencialmente na sede da RP Mobi. Caso receba qualquer comunicação suspeita, a orientação é não fornecer dados pessoais ou bancários e entrar em contato diretamente com a RP Mobi para esclarecimentos.

Confira o procedimento para liberação de veículos:

• Removido por infrações de competência do Detran

A liberação de veículos removidos ao pátio municipal de Ribeirão Preto deve seguir o procedimento oficial estabelecido pelo Detran/SP, quando a remoção do veículo ocorrer por competência estadual.

• Informações para solicitar a liberação no Detran/SP:

– O proprietário deve acessar o site do Detran/SP para solicitar a liberação do veículo ou por meio do QR CODE, disponibilizado no comprovante de remoção entregue ao condutor do veículo no ato da remoção.

– Pagamento de Débitos e Taxas

•        Efetue o pagamento nos bancos conveniados (apenas para correntistas), Casas Lotéricas ou via Pix.

•        Débitos do veículo (multas, impostos e encargos): pagar informando o Renavam.

•        Taxa de estadia diária: R$ 20,06 (informando o Renavam). Essa taxa cobre apenas o serviço de liberação do veículo.

– Digitalização de Documentos:

•        Documento de identificação do proprietário (frente e verso).

•        Termo de Recolhimento de Veículo (TRV).

•        Comprovante de pagamento dos débitos do veículo (multas, impostos e encargos). Todos os débitos devem estar quitados antes da solicitação.

•        Comprovante de pagamento da taxa de estadia diária (paga pelo Renavam).

– Solicitação da Liberação:

•        Solicite a liberação do veículo online (portal oficial do Detran), preenchendo os dados solicitados e anexando os documentos necessários.

– Retirada do Veículo:

•        Vá ao local indicado no ofício de liberação, conforme as instruções recebidas.

O veículo será entregue mediante apresentação da documentação informada no e-mail e o pagamento das taxas diretamente ao pátio RP Mobi, localizada na Rua General Câmara, nº 2.910 – Jardim Presidente Dutra, munido dos seguintes documentos:

– Necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH);

– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), apresentado via Carteira Digital de Trânsito ou impresso;

– Procuração original com firma reconhecida, se for o caso de representante legal.

• Pagamento de débitos:

– Efetuar a quitação dos débitos referentes à remoção e estadia do veículo. Os pagamentos podem ser realizados via PIX, dinheiro ou cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento de duas a 12 vezes, sujeito à cobrança de juros pela operadora do cartão.

• Veículos removidos por competência municipal:

Não é necessário a previa solicitação de liberação devera o interessado comparecer diretamente ao pátio de veículos RP Mobi, localizado na rua General Câmara, nº 2.910 – Vila Recreio, munido dos seguintes documentos:

– Documento de identidade com foto (RG ou CNH);

– Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), apresentado via Carteira Digital de Trânsito ou impresso;

–  Procuração original com firma reconhecida, se for o caso de representante legal.

– O veículo poderá ser liberado para o condutor devidamente identificado no ato da remoção do veículo ou o proprietário.

– Pagamento de débitos: Efetuar a quitação dos débitos referentes à remoção e estadia do veículo. Os pagamentos podem ser realizados via PIX, dinheiro ou cartão de crédito, com possibilidade de parcelamento de duas a 12 vezes, sujeito à cobrança de juros pela operadora do cartão.

– A liberação do veículo fica condicionada a regularização do mesmo, não podendo possuir multas vencidas bem como a referida documentação deverá estar em regular.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.