Conhecida nacionalmente como capital do Agronegócio, Ribeirão Preto sediará a primeira instituição de ensino superior do país voltada exclusivamente ao segmento. Trata-se da Harven Agribusiness School, que vai oferecer cursos de graduação, pós, intercâmbio e In Company. Anunciada nesta quarta-feira, 3 de maio, durante a Agrishow, a iniciativa contará com investimentos de R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.
Presente no lançamento do empreendimento, o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, comentou sobre as características do agro e da importância do setor para o desenvolvimento do estado de São Paulo e do Brasil.
“O agronegócio brasileiro precisa manter esses saltos disruptivos de avanço tecnológico para a grande produção, qualidade, exportação, abastecimento interno, inovação. O capital humano que fará uso das tecnologias no campo precisa ser bem formado, e a Harven será a meca da formação de mulheres e homens pra tocar adiante essa disrupção do aspecto tecnológico da agricultura brasileira”, disse.
A instituição terá professores renomados no Brasil e no exterior para atender estudantes brasileiros e estrangeiros. As aulas da graduação, cujo processo seletivo será no segundo semestre de 2023, começam em 2024. A instituição planeja chegar a 3.500 alunos até 2028. O objetivo é formar profissionais capacitados para a atuação no agribusiness, mercado em que o Brasil é um dos líderes globais e com maior potencial de crescimento futuro.
Criada pela Markestrat Agribusiness e Grupo SEB, a Harven Agribusiness School é uma solução de ensino aplicado e global que vem de empresários do agro, desenhada para formar talentos para o setor. Os cursos pretendem estimular a completa conexão dos alunos com o mercado.