A coordenadoria da Saúde da Mulher da secretaria municipal da Saúde promove, neste sábado, dia 8 de outubro, a partir das 9h, no Calçadão da Praça XV de Novembro, agendamento de exame de mamografia para mulheres de 50 a 59 anos idade que estão sem realizar a mamografia há dois anos ou mais.
Durante a ação, haverá também orientações de prevenção com especialistas, fatores de risco e distribuição de folders informativos.
As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa, conscientização para o Controle do Câncer de Mama e do Colo do Útero, celebrada anualmente, e têm o objetivo de compartilhar informações, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.
A coordenadora do programa orienta todas as mulheres dessa faixa etária a procurarem a ação que está sendo disponibilizada neste mês.
“Iremos aproveitar esse momento de sensibilização do Outubro Rosa e a atenção primária à Saúde, nas unidades de saúde, irá ainda ampliar o acesso das mulheres aos exames de rastreamento de mamografia e do Papanicolau, realizando busca ativa e convocação das mulheres que estão com os exames atrasados,” o explica a médica Janaína Boldrini França.
Uma das principais causas de óbito em mulheres são as neoplasias de mama e colo de útero, sendo a detecção e tratamento precoce importantes ações para uma maior chance de cura.
A neoplasia de mama e do colo de útero podem ser detectadas precocemente através da mamografia e da citologia oncótica respectivamente, exames não invasivos, de fácil aplicabilidade e baixo custo compatíveis para o rastreamento em massa em uma população assintomática.
Todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas e na parte genital.
Como proposta de sensibilização e intensificação dessas ações, o Ministério da Saúde instituiu o “Outubro Rosa” como marco da prevenção do câncer de mama, implementado no município há 14 anos através da Coordenadoria de Assistência Integral à Saúde da Mulher (CAISM) e em 2019 foi aderido o “Março Lilás” como marco da prevenção do câncer de colo do útero.