A fim de diminuir as perdas de água no sistema e melhorar a distribuição do abastecimento na cidade, a Saerp vem investindo em pesquisas de vazamentos não-visíveis.
Em menos de oito meses e com duas frentes de serviços de geofonagem, metodologia utilizada pela Secretaria para pesquisar vazamentos não aflorados no pavimento, a Saerp já identificou e reparou mais de mil.
“Esse serviço é essencial para garantirmos o bom funcionamento do sistema de abastecimento, visto que devido à pressão na rede pode ocasionar rompimentos não-visíveis, afetando a distribuição de água. Com as duas frentes de trabalho, conseguimos intensificar essa ação e obter bons resultados: mais vazamentos reparados e menos perdas”, alega o secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.
Para garantir que a pesquisa de vazamentos não-visíveis seja abrangente em toda a cidade, o serviço é realizado por duas equipes: a interna da Saerp, que executa a geofonagem em pontos específicos, principalmente em apoio aos setores que realizam manutenções nas redes, e a equipe externa, que percorre todos os bairros, buscando possíveis vazamentos.
“Com essa linha de trabalho, conseguimos tanto atender nossas equipes, na busca de vazamentos invisíveis que podem estar afetando o abastecimento, quanto realizar uma varredura em toda a cidade, principalmente nos bairros mais tradicionais, que têm redes mais antigas, diminuindo o efeito dessas rupturas na distribuição de água” explica o chefe da divisão de controles e perdas da Saerp, Bruno Melo.
Redução de vazamentos
As pesquisas de vazamentos não-visíveis são algumas das ações previstas pelo Programa de Controle, Gestão e Redução de Perdas, que vem sendo aplicado há mais de três anos na cidade e já apresentam resultados satisfatórios.
No último SNIS, com dados referentes a 2021, os índices de perdas caíram para 47%, sendo que os resultados são percebidos nos setores operacionais da Secretaria.
“Nos últimos meses, identificamos uma diminuição dos serviços de reparos. Essa redução é fruto, principalmente, da implantação do Programa de Redução de Perdas, e também do aprimoramento das nossas equipes. É um conjunto de ações que, aplicadas de forma eficiente, estão resultando na eficácia, cada vez maior, do sistema de abastecimento de Ribeirão”, fala o assessor técnico da Saerp, Jones Santi.
Além da eficiência das equipes de Reparos de Vazamentos, Operações de Redes e outras que auxiliam nas manutenções nas redes, a diminuição dos reparos e otimização dos serviços se dá também pela pesquisa de vazamentos não-visíveis.
“Esse é um dos serviços que continuaremos investindo e executando na cidade, a fim de trazer resultados ainda mais positivos, nos permitindo atingir o nosso objetivo: diminuir as perdas, aumentar a eficiência do sistema e garantir o abastecimento ininterrupto à toda população”, conclui o secretário.