O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esteve na manhã deste sábado, dia 11 de março, em Ribeirão Preto, para conhecer a Escola Profissionalizante Doutor Celso Charuri, localizada na avenida Luiz Galvão Cezar, no bairro Planalto Verde. Uma das áreas oferecidas pela Prefeitura de Ribeirão Preto, a Celso Charuri poderá receber futuras instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
O ministro informou que esta visita era para conhecer o espaço, mas que a vistoria técnica será realizada nas próximas semanas. “Esta é uma visita preliminar, para conhecer o prédio. A vistoria técnica será realizada pela reitoria do Instituto”.
Representando o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, o secretário da Educação, Felipe Elias Miguel, acompanhou a visita de Padilha na Celso Charuri. “Promovemos, durante esta semana, uma ação na escola para receber a vistoria técnica que avaliará a possibilidade de ser a futura instalação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Instalamos equipamentos de ar-condicionado assim como as demais escolas municipais já estão recebendo”, explicou Elias Miguel.
Histórico
Em fevereiro deste ano, Nogueira recebeu em seu gabinete o deputado Federal Arlindo Chinaglia, o reitor do IFSP, Silmário Batista dos Santos, Paulo Sérgio Calefi, diretor geral do Campus Sertãozinho, Thiago Bernardo Cavassani e Ricardo Jimenez (IF Catanduva) e o vereador Alessandro Maraca para iniciar as tratativas da vinda de uma unidade do IFSP para Ribeirão.
Na oportunidade, o reitor do Instituto, Silmário Batista, recordou que em 2017 havia encontrado com Nogueira, no Ministério da Educação, em Brasília e que o prefeito já havia manifestado interesse em trazer uma unidade para Ribeirão Preto. “Por mudanças que ocorreram ao longo do tempo, na composição do governo Federal, não foi possível anteciparmos esta reunião. Agora é importante avançarmos nas tratativas e delinearmos o perfil da cidade, os interesses da população para definirmos os cursos que atendam a demanda da cidade”, explicou na ocasião.
No início de março, após o ministro da Educação Camilo de Matos receber os secretários municipais da Educação e Casa Civil, Duarte Nogueira anunciou a vinda do Instituto para a cidade.
Anunciada pelo chefe do Executivo, a vinda do Instituto Federal à Ribeirão Preto foi autorizada pelo ministro da Educação, Camilo de Matos em Brasília, durante reunião com secretários da Casa Civil e Educação.
Sobre o IFSP
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), especializada na oferta de Educação Profissional e Tecnológica (EPT), criada por meio da Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, que também instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, da qual o IFSP é integrante. Oferece uma gama de cursos gratuitos; 29 cursos técnicos, 15 de licenciatura e 19 de bacharelado.