A diplomação dos 22 vereadores eleitos em Ribeirão Preto, do prefeito eleito, Ricardo Silva (PSD) e do vice-prefeito, Alessandro Maraca (MDB), ocorrerá no próximo dia 18 de dezembro, às 14h, por meio do “Sistema de Diplomação de Eleitos e Suplentes – Diplomas”, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).
O evento, que não contará com cerimônia presencial, é o procedimento oficial que atesta a eleição dos candidatos e sua aptidão para tomar posse de seus mandatos. Assim, a formalização da eleição será feita de forma digital, com a expedição dos diplomas pelos sistemas do TRE-SP.
1º de janeiro
Já a posse dos vereadores eleitos, que compõem o novo Legislativo de Ribeirão Preto, ocorrerá no dia 1º de janeiro de 2025, às 9h, no Plenário da Câmara Municipal. Na sequência os parlamentares darão posse ao prefeito e ao vice-prefeito.
Em seguida o Legislativo abrirá Sessão Especial para eleger os membros da Mesa Diretora que comandará os trabalhos na Casa de Leis em 2025.
A votação seguirá pela ordem:
Presidente;
1º Vice-presidente;
2º Vice-presidente;
1º Secretário;
2º Secretário
A votação é nominal, em cédula e a apuração da eleição para presidente acontece sob o crivo da mesa composta pelo vereador mais votado e um secretário “ad hoc” (vereador escolhido para esta finalidade), além de toda a assessoria técnica do Legislativo. Para os demais cargos, o rito segue o mesmo, sob o comando do presidente já eleito.
Comissões Permanentes
A Sessão Ordinária que definirá a composição das comissões permanentes da Câmara acontecerá em 4 de fevereiro, às 18h, na sede do Poder Legislativo.
De acordo com o Regimento Interno todos os vereadores, com exceção dos que compõem a Mesa Diretora, devem participar de ao menos uma comissão. E a composição segue o critério da representatividade dos partidos ou dos blocos.