A 19ª Parada LGBTQIAPN+, realizada pela ONG Arco-Íris, em parceria com a Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, foi lançada oficialmente na manhã desta segunda-feira, dia 14 de agosto, e contou com as presenças de secretários e diretores municipais, corte miss e mister LGBT de 2023, organizações sociais, entidades educacionais e público em geral.
A Parada, que neste ano traz como tema a defesa da diversidade de gênero, o resgate da importância da luta e a conscientização pelo direito de uso do nome social, será realizada no próximo domingo, dia 20 de agosto, com concentração a partir das 13h, no cruzamento das avenidas Nove de Julho e Portugal. Após a concentração, o público percorrerá um trajeto de cerca de 50 minutos.
O secretário da Casa Civil, Alessandro Hirata, destacou que a prefeitura reconhece e respeita as pautas da população LGBTQIAPN+, que ganham visibilidade com a Parada e, por isso, inseriu a atividade no orçamento municipal deste ano. “Temos compromisso com a promoção da cidadania e o respeito à diversidade”, destacou Hirata, que será o padrinho da 19ª da Parada LGBTQIAPN+.
Participando por vídeo conferência, o secretário municipal da Cultura e Turismo, Pedro Leão, reforçou que a administração trabalha de mãos dadas, secretários e diretores, comprometida com o tema. “Por isso, será possível ver uma Parada organizada, com uma grade de artistas incríveis da cena LGBT e uma estrutura que certamente resultará em sucesso”.
Já o presidente da ONG Arco-Íris, Fabio de Jesus da Silva, lembrou da importância da parceria inédita com a prefeitura: “Estamos aqui no centro do poder municipal, o que demonstra o respeito que conquistamos neste governo, que está atento às nossas causas, tanto é que, pela primeira vez, nosso evento consta no orçamento municipal”, declarou.
Também participaram da solenidade Gislaine de Oliveira (secretária adjunta da Cultura e Turismo), Gustavo Furlan (secretário da Justiça), Jhonny Wuillian (Comdepir), Larissa Brito (ONG Vitória Régia), Guilherme Corteza (Deputado Estadual da Frente da Diversidade da ALESP), Camila Castro, Lucas Mascarim da Silva (Faculdade Psicologia-USP-RP e membro do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Psicologia da Saúde), entre outras autoridades.
Serviço
19ª Parada LGBTQIAPN+ de Ribeirão Preto
Data: 20 de agosto (domingo)
Horário: 13h
Local: Concentração no cruzamento das Avenidas Nove de Julho e Portugal