O secretário da Saúde de Ribeirão Preto, Sandro Scarpelini, informou que deixará a pasta, durante coletiva de imprensa na manhã desta terça-feira (28), no Palácio Rio Branco. Após o anúncio, o prefeito Duarte Nogueira apresentou o ex-secretário da Saúde de Serrana, José Carlos Moura, para assumir o comando da Secretaria.
Segundo Scarpelini, a saída ocorre devido a motivos pessoais e ao seu desejo de voltar a investir na carreira profissional junto à Universidade de São Paulo (USP). Durante a coletiva, o ex-secretário contou ainda que pretendia deixar a pasta desde o final de 2020, mas a decisão foi adiada por causa da pandemia.
Scarpeline esteve à frente da Saúde desde 2017, no início da primeira gestão do prefeito Duarte Nogueira. Médico especialista em cirurgia de trauma e emergência, pelo Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão, é professor da USP.
Novo secretário
Ainda durante a coletiva, a administração apresentou o economista José Carlos Moura como substituto de Scarpelini. Formado pela Faculdade de Economia, Finanças e Administração de São Paulo e pós-graduado em Gestão de Organizações Hospitalares e Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), ele possui 40 anos de experiência na área de gestão hospitalar.
Além disso, foi secretário da Saúde de Serrana entre 2017 e 2020 e atuou como diretor de engenharia do HC de Ribeirão entre 2013 e 2015.