Bonfim Paulista recebe ação gratuita de prevenção ao AVC

A 5° edição do Dia J da saúde acontece neste sábado (14)

Foto: Divulgação

Conscientização e Alerta ao Acidente Vascular Cerebral (AVC) é tema da 5° edição da ação beneficente Dia J da saúde que acontece neste sábado (14), em Bonfim Paulista. 

O evento, que conta com a participação de voluntários, tem como foco principal a prevenção ao AVC, com uma programação de atividades que inclui orientação de enfermeiros, teste de glicemia, aferição de pressão e ainda distribuição de material de conscientização fornecido pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. 

A proposta da ação surgiu como iniciativa da família “Pieri”, que sofreu com a perda de Jorge Luiz Pieri Garcia, 59 anos, em 5 de novembro de 2020.  Jorge teve complicações clínicas a partir de um AVC isquêmico que evoluiu para o hemorrágico, e infelizmente não resistiu. Impactados com o falecimento repentino e após buscarem mais conhecimento sobre essa doença, a família decidiu se unir e organizar a ação solidária. 

“Esse evento já virou uma tradição pra gente e para os moradores aqui do distrito. Ao longo do ano clientes, amigos e vizinhos perguntam sobre a data de realização dos testes. Isso motiva ainda mais a gente! O dia J se tornou mais que uma ação de cuidados com a saúde, é um dia especial de encontro, com troca de informações e interação, do jeitinho que me pai gostava de fazer com a família.”, descreveu a jornalista, idealizadora do evento e também filha de Jorge, Michele Pieri Garcia.  

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é um desafio urgente e global para o futuro da saúde no mundo. No Brasil, somente neste ano de 2024, o AVC foi a causa do óbito de 39.345 brasileiros de janeiro a 20 de agosto, segundo os últimos dados do Portal de Transparência do Registro Civil, mantido pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), esse número equivale a seis óbitos por hora. Infelizmente, os números não são apenas estatísticas, eles representam vidas, famílias desestruturadas e comunidades afetadas e a gravidade desse relatos nos faz refletir sobre a urgência de ações efetivas de prevenção. Não podemos tratar o AVC sem abordar as suas causas, já que prevenção e tratamento devem andar lado a lado. 

Portanto, as ações coletivas e conscientização em relação a identificação dos sintomas contribuem para diagnósticos corretos e socorro rápido. Raphael Garcia, um dos organizadores do evento e também voluntário da ação, enfatiza a importância em motivarmos as pessoas a cuidarem da sua saúde: “Incluir cuidados básicos e exames de rotina, além de uma melhor qualidade de vida, podemos evitar doenças que podem ser fatais, essa é nossa principal missão mobilizando os voluntários na ação, que é totalmente gratuita e acessível a todos”, finaliza. 

Serviço

5° Dia J da saúde: Ação de prevenção ao AVC

Data: 14 de dezembro

Horário: das 8h às 11h

Endereço: Rua Dona Iría Alves, 95

Programação

– Aferição de pressão

– Teste de glicemia

– Distribuição de material de conscientização e prevenção ao AVC

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS