Saúde promove “Projeto Mais Vida” nas escolas municipais de Ribeirão

rede estadual
Imagem ilustrativa | Foto: Governo SP

A coordenadoria de Saúde Mental, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Unipsico de Ribeirão Preto, promoverá, no dia 12 de setembro, das 9 às 12h, no Auditório da Barão de Mauá, o lançamento do “Projeto Mais Vida”.

O objetivo é promover a saúde mental e o bem-estar entre jovens do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais da cidade, com a implementação de ações articuladas e integradas para a promoção de saúde mental e prevenção do suicídio no ambiente escolar.

A saúde mental dos jovens é uma preocupação crescente na sociedade contemporânea, especialmente no que diz respeito aos comportamentos suicidas e autolesivos.

Ribeirão Preto apresenta dados alarmantes quanto a esse fenômeno, encontrando-se em 4º lugar em número de óbitos no Estado de São Paulo.

O coordenador de saúde mental Marcus Vinicius Santos explica que este dado evidencia a necessidade de intervenções eficazes que visem aprimorar o controle emocional, promover a saúde mental e prevenir comportamentos de risco.

“Alcançar, além dos alunos, os pais, professores e funcionários das escolas com cursos e capacitações, todos que compõem a comunidade escolar”, disse.

Diante dessa realidade, o projeto tem como objetivo principal contribuir para a melhoria da saúde mental dos alunos, suas famílias e os profissionais das escolas designadas pela Secretaria Municipal da Educação em Ribeirão Preto.

Para sensibilizar os pais e/ou responsáveis e capacitar os profissionais de saúde e da comunidade escolar, um psicólogo da Unipsico irá conduzir orientações, utilizando recursos como vídeos, filmes, dinâmicas, palestras, role playing e rodas de discussão.

Essas atividades visam fornecer informações sobre identificação de sinais de vulnerabilidade e risco de comportamento suicida, bem como fornecer meios apropriados para referenciar indivíduos nessas situações, buscando criar uma rede de apoio efetiva para os participantes do projeto.

Nestes momentos de trabalho com a comunidade escolar e com os pais e responsáveis, pretende-se estimular estratégias para a prevenção e o reconhecimento do risco de comportamentos autolesivos e do suicídio, reduzir os estigmas relacionados a essas questões e favorecer o estabelecimento da rede de apoio.

Nesse sentido, busca-se estabelecer uma integração multinível e intersetorial, envolvendo os profissionais de educação e saúde da cidade, visando a cooperação e o compartilhamento de conhecimentos para uma atuação efetiva na prevenção e promoção da saúde mental.

Além disso, serão realizadas oficinas socioterapêuticas com as crianças e adolescentes, conduzidas por um psicólogo da Unipsico.

Essas oficinas têm como objetivo desenvolver habilidades sociais, promover a expressão emocional saudável e fornecer estratégias de enfrentamento adequadas para lidar com os desafios do cotidiano, além de incrementar o autoconceito, a autoeficácia, o desenvolvimento da identidade e da busca de sentidos.

Projeto Mais Vida

A forma de atuação deste projeto envolve ações coletivas com crianças e adolescentes, com pais e responsáveis, com a comunidade escolar e também prioriza o diálogo com agentes de saúde locais.

Para alcançar esse propósito, a intervenção proposta visa promover o desenvolvimento de habilidades sociais, estratégias de enfrentamento e resolução de problemas, além de aprimorar o autoconceito e a capacidade de regulação emocional das crianças e adolescentes envolvidos.

“Uma abordagem abrangente também se faz necessária para combater os estigmas relacionados à saúde mental, sensibilizar e capacitar os participantes para a identificação de vulnerabilidades e riscos de comportamentos suicidas e autolesivos”, explica Marcus Vinicius.

Unipsico

A Unipsico Ribeirão Preto é parte de uma rede de cooperativas de psicologia presentes em 15 cidades do Brasil. Fundada por um grupo de psicólogos que procuravam organizar a classe profissional, divulgar e tornar as suas atividades acessíveis à população de Ribeirão Preto e região.

A cooperativa de trabalho em psicologia reúne cerca de 93 profissionais qualificados para atendimento em psicoterapia e em diversas áreas de atuação da psicologia.

Coordenadoria de Saúde Mental

A Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas tem como objetivo promover a efetivação dos princípios básicos para a atenção à saúde mental, álcool e outras drogas, seguindo diretrizes da Política Nacional de Saúde Mental, que tem como base o processo da Reforma Psiquiátrica e os princípios de desinstitucionalização, reabilitação psicossocial, inclusão social, priorizando ações extra hospitalares e multiprofissionais.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS