A coordenadoria de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da secretaria municipal da Saúde, promove hoje (11), na Esplanada do Theatro Pedro II, ações de prevenção à diabetes, educação nutricional e hábitos saudáveis, aferição de pressão arterial e medição de glicemia para a população.
Parte das comemorações da Campanha Novembro Azul, simultaneamente, 16 unidades de saúde de Ribeirão Preto, juntamente com a campanha de vacinação, disponibilizarão consultas com solicitação de exames para pacientes com diabetes que estejam a mais de seis meses sem retorno médico.
Unidades de saúde abertas neste sábado (11).
UBS Campos Eliseos, UBS João Rossi, USF Ribeirão Verde, UBS Simione, UBS Castelo Branco, UBS Santa Cruz, UBS Jardim Juliana, UBS Parque Ribeirão, UBS Vila Virginia, UBS Ipiranga, CSE Ipiranga, CSE José Sampaio, UBS Vila Albertina, UBS Heitor Rigon, UBS Jardim Paiva, UBS Marincek
“Durante todo o mês de novembro, todas as unidades de saúde de Ribeirão Preto estarão recebendo pacientes com ações educativas, atendimentos individuais e coletivos para os pacientes com tratamento de Diabetes e também rastreamento da doença se caso paciente fizer parte dos critérios”, explica a coordenadora do programa de Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Rute Rezende.
NOVEMBRO AZUL
Em novembro o mês é azul e a campanha é para chamar a atenção para cuidados de dois grupos importantes, a Saúde do homem e a Saúde das pessoas com Diabetes Mellitus.
O homem deve cuidar de sua saúde regularmente e procurar uma unidade de saúde para consultas regulares podem ajudar a identificar problemas de saúde antes que se tornem graves, permitindo tanto a prevenção como o acesso a tratamentos mais eficazes.
Os homens com condições crônicas, como diabetes e hipertensão, podem receber acompanhamento médico e evitar complicações.
Os profissionais de saúde podem orientar sobre alimentação saudável, a rotina de atividade física e comportamentos saudáveis, ajudando a prevenir doenças crônicas, oferecer o apoio e as orientações de tratamento para problemas de disfunção erétil ou outros desafios sexuais e ainda para os problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e tabagismo, e ainda aconselhar sobre segurança e prevenção de acidentes, especialmente em ambientes de trabalho.
Outra importante ação realizada na unidade de saúde é o Pré-Natal do parceiro, com objetivo de incentivar a participação do homem nas consultas, aumentando o vínculo do casal e formando assim uma rede de apoio à gestante. Ainda são realizados exames de rotina a fim de evitar a transmissão da sífilis e demais doenças para o recém-nascido. São oferecidos espaços para a participação do parceiro nos grupos educativos das unidades de saúde proporcionando uma maior interação com a equipe de saúde.
Portanto, cuidar da saúde do homem não é apenas uma escolha sábia, mas também uma responsabilidade para uma vida saudável e feliz. E procurar uma unidade de saúde é o primeiro passo para garantir isso.