A secretaria municipal da Saúde, por meio do departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população de Ribeirão Preto sobre a Dengue e Chikungunya.
Nas últimas semanas, os agentes competentes evidenciaram um aumento no número de casos notificados e confirmados de dengue, associado a um aumento na positividade dos exames laboratoriais realizados em pacientes atendidos em nossa rede pública.
Considerando o período de sazonalidade da doença, que ocorre anualmente entre os meses de janeiro a maio e associado aos resultados do último levantamento de índices larvários do mosquito Aedes aegypti, que demonstraram alta infestação, a Secretaria alerta para o risco de um grande aumento no número de casos já no mês de janeiro.
As condições climáticas atuais, caracterizadas pelas alterações nos padrões de precipitação, temperatura e umidade relativa do ar têm grande potencial de afetar a proliferação dos mosquitos transmissores de doenças virais, principalmente as chamadas arboviroses, e consequentemente provocarem aumento na transmissão dessas doenças.
Tal resultado impõe a necessidade imediata na eliminação dos criadouros removíveis (pneus, pratos de vasos, plantas, garrafas entre outros) e o tratamento doméstico dos criadouros fixos onde não é possível eliminação, tais como ralos internos dos imóveis e bandejas de degelo de geladeira.
Reitera-se a importância da atuação da população nas ações de eliminação desses criadouros em suas residências, locais de trabalho, e pedimos redobrada atenção no descarte adequado de garrafas, caixas d’água, pneus ou quaisquer outros materiais/objetos que possam acumular água se transformando em criadouros do mosquito.
A doença
A dengue é uma doença febril causada por um vírus, transmitido pela picada do Aedes aegypti. Pode apresentar sintomas leves ou evoluir com gravidade podendo levar à morte. Orientamos que ao apresentar sintomas, tais como febre, dores de cabeça e no corpo, mal-estar e fraqueza procure um serviço de saúde, não tome remédio sem prescrição médica, e tome bastante líquido.
A dengue pode se apresentar em sua forma grave e levar ao óbito, assim é preciso estar atento ao aparecimento dos sinais de agravamento da doença (sinais de alarme), como vômito persistente, dor abdominal intensa, sangramentos, agitação ou sonolência, tontura ou desmaio, pele fria e pálida, dificuldade para andar, choro persistente em crianças.
Esses sintomas podem indicar evolução para a forma grave da doença, sendo necessário atendimento médico imediato.
Vale destacar que o mosquito transmissor da dengue é o mesmo que transmite outras doenças como a Chikungunya, que tem seus sinais e sintomas parecidos com a dengue, e a principal manifestação clínica são as fortes dores nas articulações, que muitas vezes podem estar acompanhadas de edema.
A Chikungunya tem potencial epidêmico em nosso municipio, visto a grande parte de nossa população não ter imunidade para esta doença.
Os dados destas doenças podem ser acompanhados através do link:
https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/saude/
Secretaria Municipal de Saúde – Vigilância Epidemiológica (16) 39 77 93 55 rua Prudente de Morais, 457 Centro – Ribeirão Preto/SP



