Secretaria da Saúde realiza campanha “Dezembro Vermelho”

Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde celebra neste mês a campanha “Dezembro Vermelho”, que marca a mobilização nacional na luta contra ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A campanha tem o intuito de alertar e conscientizar sobre formas de contágio e tratamento da Aids e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).  O mês também marca a luta contra o preconceito em torno da doença e de seu portador.

O programa municipal de DST/Aids, Tuberculose e Hepatites Virais, promove a campanha “Fique Sabendo”, que tem o objetivo de estimular a população a realizar o teste de Aids e de Sífilis, especialmente pessoas com vida sexual ativa que nunca realizaram o teste.

Para isso, todas as unidades de saúde da rede municipal de Ribeirão Preto intensificarão a testagem para HIV, além da realização de atividades educativas e de prevenção para a população, incluindo ações dentro e fora das unidades.

As equipes estão capacitadas e orientadas quantos às medidas sanitárias de cuidado e prevenção contra a COVID-19.

No Brasil, o Dezembro Vermelho é uma campanha de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida e de outras infecções sexualmente transmissíveis.

O mês de dezembro foi escolhido pelo Ministério da Saúde em razão do Dia Mundial de Combate à AIDS, que é o 1º de dezembro.

Programa Municipal de IST/AIDS, Tuberculose e Hepatites Virais

O Programa Municipal IST/Aids/TB/HV tem como missão criar e implementar políticas públicas pautadas pela ética e compromisso com a promoção da saúde e cidadania, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), visando diminuir a vulnerabilidade da população em adquirir infecções sexualmente transmissíveis (IST), HIV/Aids e Hepatites Virais; diminuir a incidência e prevalência dos casos de tuberculose, por meio do diagnóstico precoce e tratamento adequado dos pacientes e seus contatos; buscar a melhora da qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids, reduzindo o preconceito, a discriminação e os demais impactos sociais negativos destas doenças.

Para isso, trabalha articulado com a Atenção Básica e Especializada, Programa de Saúde da Mulher e Programa de Saúde da Criança e Adolescente, realizando campanhas de testagem e prevenção para IST/Aids/TB/HV, ampliando o acesso aos insumos que permitem práticas seguras e disseminando informações de qualidade para subsidiar as atitudes do cidadão.

Realiza ainda monitoramento das ações e dos pacientes seguidos pelo programa, através de Sistemas de Vigilância, seguindo diretrizes do Departamento de IST/Aids/Hepatites Virais, que está inserido na Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.

No município de Ribeirão Preto, os cinco Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Serviços Atendimento Especializado (SAE), estão ligados administrativamente ao Departamento de Atenção a Saúde das Pessoas (DASP), seguindo suas determinações e normas e, tecnicamente, ao Programa IST/Aids/TB/HV da Divisão de Vigilância Epidemiológica para realização das ações propostas.

Mais informações estão disponíveis no site.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS