RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Secretário comenta poda das árvores em frente à Delegacia e confirma multa ao jardineiro responsável

Ainda de acordo com o secretário do Meio Ambiente, em apenas cinco meses de 2025, foram 160 multas aplicadas: “isso está acontecendo todo dia”

Antes e depois da poda drástica | Foto: Arquivo TH+TV

Durante entrevista ao programa TH+ Cidade nesta segunda-feira (16), o secretário do Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Cláudio Almeida, comentou sobre a poda drástica realizada em frente à delegacia da rua Duque de Caxias, no Centro da cidade, e apresentou números sobre a ação irregular.

Segundo Almeida, a poda realizada em frente à Delegacia, na última semana, não foi ordenada pela prefeitura, e o jardineiro responsável já foi autuado pelas autoridades. O solicitante do serviço, entretanto, não foi identificado até o momento.

“Muito feio, você tem razão. Não foi a prefeitura, foi um jardineiro contratado que inclusive foi autuado e pagará uma multa por conta dessa poda drástica. Isso está acontecendo em vários locais da cidade, e estamos multando. Agora, a gente quer saber quem contratou ele”, explicou Cláudio Almeida.

“Nós temos que fazer um trabalho de multa, mas também temos que ir atrás de quem está mandando. Para fazer uma poda, precisa ter técnica, curso”, continuou o secretário.

Ainda conforme dito pelo secretário competente, apenas em cinco meses de 2025, foram mais de 160 multas por podas irregulares. “Isso está acontecendo quase todo dia”, completou a autoridade.

O caso

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, disse nesta sexta-feira (13), por meio de uma nota, que a poda realizada em frente à delegacia da rua Duque de Caxias se trata de uma prática ilegal.

Conforme justificado pela própria secretaria competente, a poda realizada em frente à delegacia da Polícia Civil se caracteriza como ilegal por “retirar mais de 30% da copa das árvores”, o que compromete a saúde do vegetal.

“Um fiscal foi encaminhado até o local para avaliação das condições, lavrando auto de inspeção e posteriormente aplicada multa”, continua a manifestação.

Confira o posicionamento da Secretaria do Meio Ambiente na íntegra:

“A poda realizada em frente à delegacia trata-se de uma prática ilegal, crime ambiental, em virtude de retirar mais de 30% da copa das árvores, parte superior e folhagens, comprometendo a saúde das mesmas.

Assim que a Secretaria de Meio Ambiente teve conhecimento da situação, um fiscal foi encaminhado até o local para avaliação das condições, lavrando auto de inspeção e posteriormente aplicada multa.

A Prefeitura vem combatendo a prática de crimes ambientais, como a poda drástica, conforme a Lei Federal nº 9.605/1998 e o Código Municipal de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, a fim de assegurar a conservação da arborização já existe na cidade, trabalhando no aumento da cobertura vegetal urbana, promovendo um município mais resiliente e sustentável”.

O jornalismo do TH+ Portal entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, e o texto será atualizado conforme manifestação da pasta estadual de segurança pública.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS