Com risco elevado de incêndios florestais até o domingo (27), Ribeirão Preto e todo noroeste paulista não chove significativamente há 50 dias, conforme comunicado pela Defesa Civil.
A baixa umidade do ar e a ausência de chuva agravam as condições e elevam o risco para incêndios, conforme justificado pela Defesa Estadual.
Com o alerta de queimadas, a Defesa Civil orienta a população a redobrar os cuidados e evitar qualquer tipo de atividade que possa provocar fogo, como queima de lixo, uso de fogo para limpeza de terrenos ou bitucas de cigarro jogadas em áreas de vegetação.
Ribeirão Preto possui decretos e leis municipais que penalizam quem ateia fogo em vegetações urbanas e rurais. Entenda:
Áreas Urbanas
- A Lei Complementar nº 3.039/2020 dispõe sobre as avaliações aplicáveis aos responsáveis por queimadas urbanas no município. Essa legislação institui multas e medidas administrativas para coibir a prática.
- O Código de Posturas Municipais proíbe expressamente atear fogo na limpeza de terrenos urbanos, sujeitando o infrator às deliberações previstas no próprio código.
- Em épocas de estimativa ou crise, a Prefeitura pode decretar estado de alerta, proibindo o uso de fogo em áreas urbanas, com multa que pode chegar a 180 Ufesps (cerca de R$ 6.600) e outras avaliações, como acessórios ambientais e encaminhamento do caso ao Ministério Público para apuração de responsabilidade civil e criminal.
Áreas Rurais
- Durante períodos críticos de estiagem, a legislação do uso do fogo também abrange áreas rurais, conforme decretos municipais específicos, que determinam multas e obrigatoriedade de medidas compensatórias.
- A legislação municipal é complementada por normas estaduais e federais, que impõem multas e demais avaliações administrativas e criminais para queimadas em vegetações rurais sem a devida autorização dos órgãos ambientais competentes.
Final de semana sem chuva
Conforme informado pelo Climatempo, a sexta-feira será de sol com muitas nuvens durante o dia, com períodos de céu nublado. A noite será de poucas nuvens, com temperatura máxima prevista em 30°C, enquanto a mínima deve ser 16°C.
Para o sábado (26), a plataforma prevê um dia de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. A mínima está prevista em 17°C, enquanto a temperatura máxima deve atingir 30°C.
Sobre o dia de domingo (27), o Climatempo também prevê sol com nuvens, enquanto a noite será nublada, mas sem chuva. Na data, as temperaturas devem variar entre 18°C e 32°C.
Confira o amanhecer desta sexta-feira (25):



