Beneficiários do cartão vale-fraldas enfrentam dificuldades para encontrar uma farmácia que aceite fornecer o produto, em Ribeirão Preto.
Na maioria das farmácias, a informação que esses beneficiários recebem é de que a empresa contratada pela prefeitura, Convênios Card Administradora e Editora Ltda, não tem feito o pagamento mensal que garante o fornecimento gratuito das fraldas.
A empresa venceu uma licitação no valor de R$ 1.432.048,18 em agosto de 2021. O contrato é válido até 20 de dezembro de 2023, sendo esta notificada pela prefeitura do município em julho pelo descumprimento do contrato. Na ocasião, a Convênios Card teve de pagar uma multa de R$ 9 mil.
Os beneficiários afirmam que, nos últimos meses, tem sido necessária a consulta por telefone entre as mais de 50 farmácias conveniadas até encontrar uma que forneça o produto. Muitas vezes, um beneficiário que mora na zona Oeste precisa se deslocar até a zona Norte ou leste para poder receber as fraldas.
“Quando você chega com um cartão de fralda na listagem de farmácias, que é fornecida pela prefeitura e está também no site do Convênios Card, você tem uma recusa no recebimento deste cartão. Eu gostaria de saber quando e onde podemos buscar essas fraldas. A minha filha é usuária de fraldas geriátricas, é deficiente e a fralda que ela usa é especial. Então, estou buscando essas respostas”, afirmou Greter Mara, moradora do João Rossi.
Confira a lista de farmácias conveniadas em Ribeirão Preto:
“Tem lógica, eu que moro no João Rossi, ter que buscar uma fralda no Ipiranga, ou na Vila Abranches? Por que não tem uma farmácia perto da minha casa? Por que tão longe? De lero lero e conversa fiada eu já estou de saco cheio”, continuou a mãe denunciante.
Em contato com o Conselho Municipal De Assistência Social, por telefonema com a presidência da entidade, o jornalismo do Grupo Thathi de Comunicação apurou que muitas pessoas não foram atendidas pelo benefício do cartão, pois a prefeitura não consegue atender toda a demanda de pedidos.
A distribuição dos cartões é feita pelo Fundo Social de Solidariedade. Mariana Jábali, presidente do Fundo Social, confirmou tal condição e disse que a prefeitura já vem há algum tempo tentando rescindir o contrato com a empresa.
Em caso de qualquer problema com o vale-fralda, Jábali recomendou entrar em contato com o Fundo Social através do telefone (16) 3977-9190.
Outro lado
A assessoria de Comunicação da prefeitura de Ribeirão Preto foi questionada, porém nenhuma resposta foi enviada até o fechamento do texto. Assim ocorre também com a empresa Convênios Card. O texto será atualizado caso se manifestem.