Sentiu cheiro de fumaça? Cuidado, pode ser fogo

Cheiro de fumaça pode ser fogo
Foto: Agência Brasil

Basta de queimadas, queremos respirar, é o tema da campanha anual lançada, em 2023, pela Associação Cultural e Ecológica Pau Brasil, para promover a prevenção dos incêndios e queimadas na cidade de Ribeirão Preto.
Segundo um dos coordenadores da campanha, o ambientalista, Reinaldo Romero, a campanha da ACE PAU Brasil tem o intuito é gerar reflexões, diálogos e até ações concretas para o enfrentamento desse quadro que persiste a cada chegada do período de estiagem.
A campanha consiste na fiscalização e denuncia da população nos canais apropriados para evitar o alastramento das chamas logo no começo do fogo, para isso, a Associação conta com a colaboração de instituições ambientais oficiais, como a Patrulha Ambiental, por meio do número 153, Polícia Militar, 190 e Defesa Civil, 199.
Todos e todas podem colaborar na fiscalização e denuncia por esses canais.
Segundo o Ministério da Saúde, as doenças respiratórias, cardiovasculares e neurológicas são efeitos da poluição atmosférica na saúde humana causados, entre outros, pelas queimadas urbanas e incêndios florestais, que também contribuem para o desequilíbrio do clima, amplificando o efeito estufa na atmosfera, além de causar danos graves na flora e fauna e degradar o solo.
A ACE PAU BRASIL atua há 35 anos com gestão, monitoramento e políticas públicas ambientais envolvendo profissionais de diversas áreas especializados na avaliação e combate às questões de impacto ambiental, promove cursos, seminários e palestras.
Para conhecer os trabalhos desenvolvidos pela ACE PAU BRASIL, o leitor do TH+ pode seguir a instituição nas redes sociais no Instagram: @acepaubrasil e @tacomcalor , ou pelo portal, www.paubrasil.org.br

Colaboração Érica Amêndola

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS