RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Sistema de IA da PM de SP realiza mais de 1 milhão de atendimentos pelo 190

Ferramenta atende ocorrências de perturbação do sossego liberando atendentes para casos emergenciais

SIRENEPM
Foto: Reprodução

Em pouco mais de um ano de operação, o sistema de inteligência artificial da Polícia Militar de São Paulo superou a marca de 1 milhão de atendimentos por meio do telefone 190. Desenvolvida pelo Centro de Operações da PM (Copom), a tecnologia — apelidada de “Mike” — atua no despacho automatizado de ocorrências de perturbação do sossego, o que tem contribuído para desafogar o serviço e liberar o atendimento para casos emergenciais.

Segundo a corporação, a ferramenta reduziu o número de ligações humanas destinadas a atendimentos menos urgentes, como reclamações de barulho, que agora são direcionadas diretamente ao canal automatizado. Isso permitiu que os atendentes se concentrem em ocorrências de maior complexidade e risco.

O coronel Carlos Alexandre Marques, chefe do Copom, destacou que o uso do sistema trouxe reflexos positivos no tempo de resposta. “O redirecionamento das ocorrências de barulho para o ‘Mike’ trouxe redução no tempo de resposta para chamadas de emergência. Elas são atendidas com priorização dos casos críticos e consequente aumento da efetividade do serviço”, afirmou.

A tecnologia permite atendimento simultâneo a várias ligações, com registros de até 300 chamados de perturbação atendidos ao mesmo tempo. Com funcionamento ininterrupto, o sistema quase eliminou desistências por espera prolongada, além de melhorar a qualidade das análises estatísticas e operacionais.

O Centro de Operações da PM também estuda novos aprimoramentos. Entre eles, a inclusão de um protocolo que permita ao cidadão utilizar a ocorrência registrada como base para ações judiciais ou solicitações junto ao poder público municipal. “Solicitamos a atualização para gerar um número de protocolo que vai permitir que o solicitante notifique o poder público sobre o problema”, detalhou o coronel.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS