RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

SP entrega títulos de regularização fundiária com marca recorde na Agrishow 2025

Com recorde de 6 propriedades regularizadas por dia, governo paulista entrega mais 50 títulos de terra durante a maior feira de tecnologia agrícola da América Latina

Política fundiária do estado já conta com mais de 4 mil propriedades regularizadas | Foto: Governo de SP

O Governo de São Paulo entregou na Agrishow 2025 50 títulos de regularização fundiária por meio da Lei 17.517/2022, dando continuidade à maior ação de política fundiária da história do estado de São Paulo, que já conta com mais de 4 mil propriedades regularizadas. A ação é realizada pelo Instituto de Terras do Estado de SP, o Itesp, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A iniciativa gera paz no campo, acabando com os conflitos de terra, e prosperidade, garantindo segurança jurídica, principalmente em regiões do interior paulista com histórico de invasões, como o Pontal do Paranapanema e o Vale do Ribeira. São mais de 4 mil posses de terra para pequenos, médios e grandes propriedades, somando mais de 130 mil hectares desde 2023, com uma média de seis propriedades regularizadas por dia.

“SP proporciona paz e segurança para as famílias investirem em suas propriedades. A segurança jurídica é um dos compromissos do governo paulista com o produtor rural do estado de SP. Somada ao investimento em crédito e seguro agrícola, à melhoria de infraestrutura e extensão rural, e às melhores práticas agroambientais, a regularização fundiária está inaugurando uma nova fase de prosperidade para o interior paulista”, destaca o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai.

O objetivo do governo paulista é que os títulos de terras gerem oportunidades de parceria opcional entre pequenos produtores e assentados com terras improdutivas com agroindústrias. “Em modelos que a parceria foi testada, o produtor teve aumento de receita, suporte técnico com veterinários, agrônomos e engenheiros e maior profissionalização”, complementa Guilherme Piai.

A meta do Governo de SP é regularizar 100% das propriedades sem títulos de terra até o fim da gestão. Entre 2023 e 2024, já foram investidos mais de R$16 milhões para gerar os títulos de imóveis rurais, incluindo pequenos, médios e grandes produtores rurais.

A Secretaria de Agricultura prioriza a regularização de propriedades em regiões com maior índice de vulnerabilidade e insegurança jurídica, como o Vale do Ribeira e Pontal do Paranapanema.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS