Sussuarana é flagrada na zona urbana de Bonfim Paulista

Para biólogo, presença do animal sugere recuperação do meio ambiente; animal fugiu

0
Onça parda, a chamada sussuarana - Foto: Divulgação

Moradores de Bonfim Paulista se surpreenderam, na manhã desta terça-feira (16), com a aparição de uma onça suçuarana, também chamada de onça parda. O animal foi flagrado por um homem que passava pelo local e registrou o momento. As imagens viralizaram nas redes sociais.

No vídeo, a onça aparece correndo nos arredores do condomínio Royal Park, região cercada por áreas verdes e com proximidades de algumas matas.

Apesar do susto, não há registros de que onça tenha se aproximado de algum morador. Sabe-se que o aparecimento do animal durante o dia é um evento raro, visto que esses felinos possuem hábitos noturnos.

A sussuarana é o segundo maior carnívoro do Brasil, perdendo apenas para a onça pintada. Ela ocorre em todo o país, mas seu número tem diminuído consideravelmente nas últimas décadas devido à degradação do meio ambiente, especialmente em estados mais urbanos, como São Paulo.

Análise

A presença da onça na região pode ser interpretada de duas formas, segundo o biólogo Carlos Estevam, 45. A parte boa é que, sob o ponto de vista ecológico, o animal é topo de cadeia, ou seja, se alimenta de outros bichos menores. A presença da onça indica que o ambiente da região tem a presença desses animais.

“A presença da onça significa que existe uma grande quantidade de animais de porte inferior, ou seja, que a natureza está se recuperando”, declara.

Por outro lado, o fato de a onça ter adentrado um ambiente predominantemente urbano pode indicar, também um momento de escassez de alimentos nas áreas naturais. “Nesse sentido, serve também como sinal de alerta”, conta.