A taxa de ocupação dos leitos de UTI em Ribeirão Preto, segundo a plataforma LeitosCovid.Org, voltou a superar 95% nesta segunda-feira (29). Atualmente, a ocupação é de 95,82%, o que representa 275 leitos ocupados em um total de 287. Ao todo, 211 respiradores estão sendo utilizados.
Sobre os leitos de enfermaria, a ocupação é de 86,83%, o que representa 244 leitos ocupados em um total de 281. Seis respiradores estão em uso, atualmente.
Aumento de leitos
Nesta sexta-feira (26), O Hospital Santa Lydia, que nesta fase mais crítica da pandemia está atendendo exclusivamente pacientes infectados pelo novo coronavírus, aumentou sua capacidade de assistência instalando mais quatro leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Com a ampliação, o hospital passa a ter 39 leitos de UTI e 15 de enfermaria destinados à assistência e cuidados dos pacientes.
“É muito triste ver homens e mulheres, as pessoas intubadas, sedadas, desacordadas, com respiração mecânica, uns graves, outros ainda mais graves. Mas nos conforta saber que estamos tratando de todos, com muito cuidado e carinho por toda a equipe de profissionais do hospital. Portanto, a mensagem é que as pessoas tenham responsabilidade nesse momento em que a pandemia atinge seu estágio mais duro sobre todos nós, brasileiros, mas com fé e muita dedicação nós iremos superar isso tudo”, disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Ainda nesta sexta-feira (26), o Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, notificou 60,1 mil casos, 54,2 mil casos recuperados e 1.447 óbitos. Atualmente, a cidade está classificada na fase emergencial do Plano SP, como todas as regiões do Estado, até o dia 11 de abril.