Parte do teto da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Sumarezinho, zona Oeste de Ribeirão Preto, caiu, no último domingo (6), atingindo de raspão pacientes que estavam no local. A obra foi inaugurada no final de 2020, mas já apresentou problemas de estrutura.
Segundo uma paciente que estava no local, pelo menos seis pessoas esperavam atendimento no espaço, duas delas em macas. Parte do teto caiu e chegou a atingir dois pacientes, de raspão. Nenhum deles ficou ferido, mas o atendimento da unidade chegou a ser desviado para outras unidades da cidade.
“Foi um desespero. Imagina, a gente esperando, doente, e o teto caindo. Quase acerta um dos pacientes que estava na maca na cabeça”, disse a fonte, que pediu para não ser identificada.
Outro lado
Procurada, a prefeitura informou, através da Secretária de Saúde, que, devido às chuvas, parte do forro de gesso da unidade de saúde desabou por causa da humidade.
“A parte danificada foi removida e avaliada a possibilidade de novo desabamento. A assim que as chuvas derem uma pausa, o telhado da unidade passará por manutenção e o forro será consertado. Não houve interrupção no atendimento e não atingiu nenhum paciente”, disse a nota.
A reportagem mantém a informação de que pacientes foram atingidos pelos escombros.
A UPA
Prometida para ser entregue em 2016, a UPA da Cuiabá teve sua abertura adiada sucessivas vezes por revisão de projeto, revogação de contrato, paralisação de obras, problemas estruturais no que foi inicialmente construído e limitações orçamentárias. Entregue em no final de 2020, passou por problemas estruturais e teve que ter o atendimento paralisado algumas vezes para readequação das obras.