RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Theatro Pedro II realiza manutenção anual do lustre “Gota D’Água” e anuncia novidade para 2025

Espaço abre a temporada de 2025 com portas abertas para a população

Foto: Fernando Gonzaga

Nesta segunda-feira (24), o Theatro Pedro II iniciou a tradicional manutenção do icônico lustre “Gota D’Água”. A descida da peça, que leva cerca de 10 minutos, permite ao público contemplar de perto a obra de arte criada por Tomie Ohtake, renomada artista plástica japonesa naturalizada brasileira.

O processo de manutenção dura aproximadamente três dias e inclui limpeza, troca de lâmpadas e eventuais restaurações antes de o lustre ser içado novamente ao teto.

O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, foi o responsável por acionar o sistema eletrônico que traz o lustre até o chão. Os trabalhos foram acompanhados pela presidente da Fundação Dom Pedro II, Flávia Garcia Chiarello.

Além da manutenção do lustre, o Theatro Pedro II passa por uma série de melhorias no início do ano. Entre os serviços realizados estão limpeza do prédio, aspiração e calafetação do palco, reparos nas varas de iluminação e cênicas, troca de lâmpadas, marcenaria, restauração de pintura e boca de cena, manutenção hidráulica e revisão do sistema elétrico.

“A manutenção do Theatro Pedro II é essencial p0ra garantir que o espaço esteja pronto para receber o público, que retorna no próximo mês com o início da temporada 2025”, afirmou Flávia Garcia Chiarello.

O prefeito Ricardo Silva anunciou ainda uma novidade: após cinco anos, o Theatro abrirá suas portas ao público sem necessidade de agendamento. “A partir deste ano, todas as terças e quintas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, qualquer pessoa poderá visitar o Theatro Pedro II. Basta chegar e entrar”, destacou.

Obra prima “Gota D’Água”

A peça, tem 2,7 metros de altura por 2,2 metros de largura, pesa 1,5 toneladas e com 68 lâmpadas halógenas que compõem a cúpula. O lustre é um dos símbolos da reinauguração do Pedro II, após o teatro ficar 16 anos fechado por conta do incêndio na década de 80. Considerado o terceiro maior teatro de óperas do país, o Theatro Pedro II foi inaugurado em 1930.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS