A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Marincek, na zona norte de Ribeirão Preto, promove na próxima semana, dia 19, às 8h30, uma roda de conversa sobre violência contra a mulher. A ação integra a programação do Agosto Lilás, mês de mobilização pela erradicação da violência contra a mulher, e é realizada em parceria com o SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) do bairro.
O encontro abordará as diferentes formas de violência (física, moral, psicológica, sexual e patrimonial) e apresentará canais e locais de apoio para vítimas. O objetivo, segundo os organizadores, é informar e empoderar mulheres, especialmente as idosas atendidas pelo SCFV, mas a atividade é aberta a toda a comunidade.
A supervisora da unidade, Giovanna Antônia de Freitas, afirma que a violência doméstica ocorre na maioria das vezes dentro de casa e afeta mulheres, idosos e outras pessoas vulneráveis. “Embora muitas vezes pareça invisível, os efeitos são profundos e, em alguns casos, resultam em morte”, afirmou.
O evento é contará também com a participação de Sílvia Diogo, coordenadora da Casa da Mulher e membro da equipe do projeto SeaVidas (Serviço de Atenção à Violência Doméstica e Agressão Sexual), serviço do Hospital das Clínicas.
O Agosto Lilás foi instituído para conscientizar a sociedade sobre a importância de combater todas as formas de violência contra a mulher e reforçar a divulgação da Lei Maria da Penha.
Serviço
UBS Marincek
Rua Roberto Michelin, 205, bairro Antonio Marincek
Quando: dia 19, terça-feira, às 08h30
Se você é vítima de violência, busque ajuda:
Delegacia de Defesa da Mulher: (16) 3610-4499 / (16) 3610 6067
SeaVidas: (16) 3605 3736
Disque Denúncia: 180
Patrulha Maria da Penha – GCM Ribeirão Preto: 153



