Um terço da população de Ribeirão ainda não consegue pagar as dívidas

25% dos consumidores de Ribeirão farão compras de última hora
Movimento de pessoas no calçadão, principal ponto de comércio da cidade - Foto: Guilherme Sircili

Levantamento do Instituto de Economia Maurílio Biagi (IEMB), da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), mostra que 210.606 pessoas estavam inadimplentes em Ribeirão Preto no segundo semestre de 2023. Isso significa que 29,03% da população da cidade não tinha disposição ou condição para quitar suas dívidas.

Os dados mostram que o número de inadimplentes caiu cerca de 0,5% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Ainda assim, houve um crescimento de 2,62% em relação ao segundo semestre de 2022. A pesquisa leva em consideração dados do Boa Vista, uma companhia Equifax, empresa parceira da Acirp.

O cartão de crédito ainda é o principal responsável pelo alto endividamento em na cidade. As principais despesas utilizando esta modalidade de pagamento são compras em supermercados (alimentos), produtos (roupas, calçados, eletrodoméstico e etc.), medicamentos, alimentos por delivery e transporte (combustível).

“Em Ribeirão Preto, 53% dos indivíduos que possuem alta ou altíssima propensão a compras no cartão de crédito são inadimplentes, sendo que esse grupo tem 1,2 vez mais chances de se endividar com esse meio de pagamento comparado ao restante da população”, afirma Livia Piola, analista do IEMB da Acirp.

O perfil dos endividados é, em sua maioria, formado por consumidores masculinos (53,74% são homens) com faixa etária concentrada entre 25 e 49 anos.

Segundo os analistas do Instituto da Acirp, o desemprego se destaca entre os fatores que mais influenciam o endividamento. “Na pesquisa realizada, 54,6% dos inadimplentes encontravam-se desocupados, de modo que a ausência de renda fragiliza a capacidade de pagamento desses indivíduos. Ademais, verificou-se nos últimos anos uma redução de 10% no salário médio do ribeirão-pretano”, relata Piola.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS