RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

USP Filarmônica abre temporada 2025 com obras de Mozart; apresentação é gratuita

Apresentação acontece na próxima terça-feira, dia 25 de março, às 20h, no Theatro Pedro II

Foto: André Estevão

A USP Filarmônica inicia sua temporada 2025 com o Concerto nº 216, da série Concertos USP, sob a regência do maestro Rubens Russomanno Ricciardi. A apresentação ocorrerá no Theatro Pedro II, em 25 de março de 2025 (terça-feira), às 20h, com entrada franca.

O repertório é dedicado ao compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, com destaque para a Abertura da ópera Bastien & Bastienne. A noite conta ainda com o Concerto nº 5 para Violino e Orquestra em Lá maior, com três movimentos, e a Sinfonia nº 25 em Sol menor, com quatro movimentos.

O solista da USP Filarmônica é o violinista Marcus Vinicius Sant’Anna Held Neves (violino), doutor e pós-doc pela ECA-USP e pesquisador pós-doc com bolsa da FAPESP pela FFCLRP-USP.

Como sempre, nos concertos da USP Filarmônica, a orquestra de estudantes de graduação da USP recebe o público com entrada gratuita, sem necessidade de retirar ingressos. O Theatro Pedro II se situa no Quarteirão Paulista de Ribeirão Preto, na Rua Álvares Cabral, 370.

A apresentação no Theatro Pedro II marca o início da temporada Concertos USP, que promove acesso livre e gratuito à música, de concerto, a sinfônica, de câmara e a operística. Durante o ano de 2025, pela série regular da temporada, a USP Filarmônica realizará doze concertos em Ribeirão Preto e oito concertos em São Carlos. A orquestra estará, ainda, em cidades como Jardinópolis, Franca, São Paulo, Juiz de Fora e São Paulo (Museu Paulista e Sala São Paulo).

Neste mês de março, o mesmo repertório será apresentado em Jardinópolis, no Centro Estudantil, no dia 26 (quarta-feira), e no Teatro Municipal de São Carlos, no dia 27 (quinta-feira), sempre às 20h.

Rubens Russomanno Ricciardi (maestro)

Compositor e maestro, foi bolsista da Universidade Humboldt em Berlim Oriental e professor titular da ECA-USP. Atualmente, é orientador de Pós-Graduação pela EACH-USP (Crítica da Cultura) e professor titular da FFCLRP-USP, onde fundou o Departamento de Música, o Ensemble Mentemanuque, a USP Filarmônica, o NAP-CIPEM e o projeto USP Música Criança. É autor do livro Contra o identitarismo neoliberal – um ensaio de poíesis crítica pela apologia das artes, pela Editora Contracorrente.

Marcus Vinicius Sant’anna Held Neves (violino solista)

Violinista e violista, é doutor e pós-doc pela ECA-USP. Atualmente, é pesquisador pós-doc com bolsa da FAPESP pela FFCLRP-USP. Colaborou com a Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo (spalla convidado), Orquestra do Theatro da Paz (chefe convidado do naipe de violas) e Orquestra Sinfônica da UNICAMP (regente convidado). É responsável pela primeira tradução em língua portuguesa da integral da obra tratadística de Francesco Geminiani (1687-1762).

Sobre a USP Filarmônica

Fundada em 2011, a USP Filarmônica é formada por estudantes de graduação em seus quadros de bolsistas, cumprindo as atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade pública, e atuando também com professores, funcionários, ex-estudantes egressos do Curso de Música da USP em Ribeirão Preto e demais artistas convidados. Rubens Russomanno Ricciardi (maestro principal) e José Gustavo Julião Camargo (maestro assistente) atuam na Direção Artística, buscando a inovação dos repertórios com reconstrução de memória e exercícios de contemporaneidade, num contraponto entre antigo e novo, clássico e experimental, regional e cosmopolita.

Além dos clássicos, a USP Filarmônica se dedica à música brasileira de todos os tempos, em conjunto com as pesquisas do NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP-USP.

Apresenta-se regularmente em suas sedes em Ribeirão Preto e São Carlos, e todos os concertos e récitas de óperas são gratuitos e abertos ao público.

Serviço

Abertura de temporada USP Filarmônica

Concerto nº 216 – Ribeirão Preto
Data: 25 de março de 2025 (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Concerto nº 217 – Jardinópolis

Data: 26 de março de 2025 (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Centro Estudantil “Gininho Marchió”

Rua Domiciano Alves de Rezende, 666 – Jardinópolis

Concerto nº 218 – São Carlos

Data: 27 de março de 2025 (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal de São Carlos

Rua 7 de Setembro, 1735

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.