USP oferece aulas astronomia para estudantes de escolas públicas

Foto: montagem sobre fotografia de IAG e R. Wesson/ESO

Estão abertas as inscrições para as novas turmas virtuais do Projeto Cecília, programa de extensão oferecido totalmente a distância pelo Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) da USP, que apresenta conceitos de astronomia, geofísica e meteorologia para estudantes do ensino básico. Serão atendidas turmas de 40 estudantes do 9º ano do ensino fundamental até o 3º ano do ensino médio de escolas da rede pública. O programa é gratuito, realizado on-line e tem duração de duas semanas. Podem se inscrever escolas públicas de todo o Brasil, até o dia 19 de julho neste formulário.

As escolas sorteadas no Projeto Cecília deverão organizar turmas contendo um mínimo de 20 e um máximo de 40 estudantes. Cada turma deverá ser acompanhada por até dois professores que ficarão responsáveis pela organização da turma e por fomentar a participação ativa dos participantes. Como forma de incentivo, os alunos que completarem as tarefas propostas irão receber um certificado de “Cientista Aprendiz”. Os certificados também serão enviados para os professores colaboradores.

Durante o ciclo do Cecília on-line, as turmas participantes realizarão desafios e experimentos simples, usando recursos disponíveis em casa. Os grupos serão orientados por jovens cientistas, estudantes do IAG e do Instituto de Física (IF) da USP, que enviarão desafios diários para os participantes. As atividades serão propostas diariamente, ao longo de duas semanas.

Os professores e estudantes participantes deverão ter acesso à internet por meio de telefone celular ou computador (desktop ou notebook). As atividades serão conduzidas por meio da plataforma Discord.

Projeto Cecília

Cecília, presencialmente, é um programa desenvolvido pelo IAG, que leva atividades de divulgação científica para escolas da rede pública. Por meio de experimentos e exposições didáticas, o Projeto Cecilia realiza um circuito de ciência moderna, atual, efervescente e de fronteira. A intervenção é composta de técnicas de observação astronômicas e telescópios, atividades de reconhecimento de fenômenos meteorológicos e geofísicos, assim como uma discussão mais ampla sobre a evolução da vida, do planeta e do Universo.

Para atender escolas que estão localizadas em regiões distantes dos grandes centros urbanos, o programa oferece também uma versão on-line do Cecília, para ser amplamente aplicado nos ambientes escolares.

O nome do programa é uma homenagem à astrofísica Cecilia Helena Payne-Gaposchkin (1900–1979), uma cientista pioneira, responsável por grandes descobertas sobre a composição das estrelas e do universo. Foi a primeira pessoa a mostrar que o Sol é composto primariamente de hidrogênio, em 1925. Na época, acreditava-se que o Sol possuísse uma composição similar à da Terra.

Saiba mais:
https://sites.usp.br/projetocecilia/ceciliaonline
https://www.facebook.com/projeto.cecilia
https://instagram.com/projeto.cecilia

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