Home Notícias Cotidiano USP Ribeirão Preto manifesta nota de pesar pelo falecimento do professor Warwick Estevam Kerr

USP Ribeirão Preto manifesta nota de pesar pelo falecimento do professor Warwick Estevam Kerr

0
USP Ribeirão Preto manifesta nota de pesar pelo falecimento do professor Warwick Estevam Kerr
Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

A Universidade de São Paulo (USP) lamenta, com profundo pesar, o falecimento do professor aposentado da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), Warwick Estevam Kerr, ocorrido neste sábado, 15, em Ribeirão Preto.

Kerr formou-se em Engenharia Agronômica pela Esalq em 1945 e doutorou-se em Genética Animal em abril de 1948, defendendo tese com o título “Estudos sobre o gênero Melipona”. Defendeu tese para o concurso de Livre-Docente da Cadeira de Genética em junho de 1950, com o título “Estudos sobre a genética de populações dos himenópteros em geral e sobre os apídeos sociais em particular” e tornou-se professor titular em 1965.

Entomologista e geneticista reconhecido internacionalmente, é considerado uma das autoridades mundiais em genética de abelhas, a ponto de ser o primeiro cientista brasileiro eleito na Academia de Ciências dos Estados Unidos.

Foi professor visitante nas Universidades de Columbia e da Califórnia entre 1951 e 1952. Organizou o Departamento de Biologia Geral da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, a partir de 1957, e o Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, a partir de 1964. Foi o primeiro diretor científico da Fapesp, cargo que ocupou no início da década de 1960.

Orientou mais de uma dezena de teses de doutoramento e ministrou diversos cursos no Brasil e no exterior. Foi contemplado, também, com várias bolsas de estudo, tanto para atividades no Brasil como em outros países. Participou de inúmeros congressos, reuniões científicas, conferências e palestras. Realizou diversas pesquisas e publicou muitos trabalhos científicos e de natureza didática, no Brasil e no exterior.

Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em 1969, foi também diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, presidente da Sociedade Brasileira de Genética e reitor da Universidade Estadual do Maranhão, de 1988 a 1989.

Em 2008, foi homenageado durante as comemorações dos 75 anos da USP como um dos pioneiros da pós-graduação da Universidade.

Warwick Estevam Kerr foi velado no Memorial Campos Elísios. A cerimônia de cremação marcada para 9h deste domingo (16).

Foto:Francisco Emulo/Usp Imagens