RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

USP Ribeirão recruta voluntárias para estudo sobre exercício físico na fase que antecede a menopausa

Podem se inscrever mulheres com idade entre 45 e 55 anos, que estejam no climatério, fase de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva

Foto: Freepik

A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP busca mulheres para participar, como voluntárias, de uma pesquisa que investiga os efeitos de diferentes modalidades de exercício físico na saúde e na qualidade de vida durante a perimenopausa, período de transição antes da menopausa. As interessadas podem se inscrever até 13 de fevereiro somente pelo WhatsApp (19) 97145-6267.

Podem se candidatar mulheres com idade entre 45 e 55 anos, que estejam no climatério, fase de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, não pratiquem atividade física de forma regular e não apresentem lesões musculoesqueléticas que impeçam a realização dos exercícios.

O estudo avaliará, ao longo de 12 semanas, os impactos dessas intervenções na composição corporal, na saúde cardiovascular e na aptidão física, incluindo desempenho em testes funcionais e força dos membros inferiores, além de aspectos subjetivos, como qualidade de vida percebida, sintomas de ansiedade, sensação de sobrecarga ou esgotamento e qualidade do sono.

Antes do início das atividades, as voluntárias passarão por avaliações completas, que incluem exames de composição corporal, testes de força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, além de instrumentos que analisam percepção de qualidade de vida, sintomas de ansiedade, esgotamento e qualidade do sono. Os dados permitirão comparar os efeitos das diferentes formas de exercício ao longo do período de intervenção.

As participantes serão distribuídas em grupos de treinamento e realizarão sessões de até 40 minutos, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, às 7h, ou no da tarde, às 18h. As atividades ocorrerão nas dependências da EEFERP e terão duração total de três meses.

A pesquisa é do mestrando da EEFERP Lucas Henrique Lima de Araujo, com orientação do professor Leonardo Coelho Rabello de Lima.

**Por Jornal da USP 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS