A Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP) da USP busca mulheres para participar, como voluntárias, de uma pesquisa que investiga os efeitos de diferentes modalidades de exercício físico na saúde e na qualidade de vida durante a perimenopausa, período de transição antes da menopausa. As interessadas podem se inscrever até 13 de fevereiro somente pelo WhatsApp (19) 97145-6267.
Podem se candidatar mulheres com idade entre 45 e 55 anos, que estejam no climatério, fase de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, não pratiquem atividade física de forma regular e não apresentem lesões musculoesqueléticas que impeçam a realização dos exercícios.
O estudo avaliará, ao longo de 12 semanas, os impactos dessas intervenções na composição corporal, na saúde cardiovascular e na aptidão física, incluindo desempenho em testes funcionais e força dos membros inferiores, além de aspectos subjetivos, como qualidade de vida percebida, sintomas de ansiedade, sensação de sobrecarga ou esgotamento e qualidade do sono.
Antes do início das atividades, as voluntárias passarão por avaliações completas, que incluem exames de composição corporal, testes de força, flexibilidade e capacidade cardiorrespiratória, além de instrumentos que analisam percepção de qualidade de vida, sintomas de ansiedade, esgotamento e qualidade do sono. Os dados permitirão comparar os efeitos das diferentes formas de exercício ao longo do período de intervenção.
As participantes serão distribuídas em grupos de treinamento e realizarão sessões de até 40 minutos, três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, às 7h, ou no da tarde, às 18h. As atividades ocorrerão nas dependências da EEFERP e terão duração total de três meses.
A pesquisa é do mestrando da EEFERP Lucas Henrique Lima de Araujo, com orientação do professor Leonardo Coelho Rabello de Lima.
**Por Jornal da USP



