RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vacinação contra a dengue começa para profissionais da saúde em Ribeirão Preto

Imunização contempla trabalhadores da linha de frente no combate à doença e integra estratégia municipal que já resultou em queda expressiva no número de casos neste ano

Foto: Fernando Gonzaga

Como parte das estratégias de prevenção e enfrentamento à dengue, a Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Saúde, iniciou nesta segunda-feira (09) a vacinação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Nesta primeira etapa, o município recebeu 1.027 doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde, destinadas prioritariamente aos trabalhadores que atuam diretamente nos territórios e estão mais expostos ao risco de infecção.

A imunização teve início com os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias, que desenvolvem atividades de campo e mantêm contato direto com a população. A estratégia segue as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde para a utilização da vacina.

O imunizante aplicado é a Butantan-DV, produzida pelo Instituto Butantan. A vacina possui esquema de dose única e oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. A expectativa é de que novas remessas sejam encaminhadas aos municípios, possibilitando a ampliação gradual do público-alvo.

De acordo com a subsecretária de Vigilância em Saúde, Luzia Márcia Romanholi Passos, a vacinação dos profissionais da Atenção Primária representa uma medida estratégica para fortalecer o enfrentamento à doença. “Estamos protegendo os trabalhadores que estão na linha de frente e reforçando, ao mesmo tempo, as ações de vigilância e controle da dengue no município”, afirmou.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias realizam trabalho contínuo de campo, com vistorias em imóveis, orientação aos moradores e mobilizações como os arrastões de limpeza. Esse conjunto de ações tem contribuído de forma decisiva para a redução expressiva no número de casos da doença neste ano.

Desde janeiro até 4 de fevereiro, foram confirmados 18 casos de dengue em Ribeirão Preto. No mesmo período do ano passado, o município registrou 4.365 casos confirmados e quatro óbitos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS