Policiais militares foram vítimas de desacato e resistência, na madrugada desta quarta-feira (02), durante atuação em um aglomerado de pessoas em uma esquina da rua Floriano Leite Ribeiro, localizada no bairro Parque Ribeirão, em Ribeirão Preto. Um casal acabou detido.
Diante do flagrante em via pública, os agentes passaram a abordar alguns indivíduos, enquanto outros se evadiram do local. Um sujeito de 27 anos, cuja identidade será preservada, teria sido perseguido enquanto tentava empreender fuga a pé.
Quando rendido, dentro de uma adega, o sujeito teria passado a ofender a equipe, além de usar a força para tentar evitar qualquer revista. Neste momento, o homem teria ofendido os policiais com os termos “vagabundos, lixos e vermes”, conforme registrado no Termo Circunstanciado de Ocorrência.
Ainda de acordo com o documento, além de agir de forma contrária ao trabalho policial, o homem teria incitado populares contra a ação. As testemunhas teriam arremessado objetos contra a viatura e os policiais. Não houve qualquer dano, entretanto.
Foi necessário o uso de força moderada para conter o sujeito, que acabou algemado para revista. O indivíduo foi posto no chão e rendido, mas nada de ilícito foi encontrado em seu porte.
Enquanto o sujeito era revistado pelas autoridades competentes, uma mulher de 24 anos surgiu no cenário da ocorrência e passou a ofender os agentes. Conforme impresso no TCO, a mulher teria proferido xingamentos como “FDP e arrombados”.
Ambos os sujeitos, cuja relação não foi especificada no documento de registro do caso, foram levados à UPA 13 de Maio e em seguida para a delegacia.
Na unidade policial, foi considerada as infrações penais de menor potencial ofensivo, razão pelo qual foi determinado o registro de um Termo Circunstanciado de Ocorrência em desfavor dos envolvidos.
“Não sendo cabível prisão em flagrante nas presentes circunstâncias, determino a imediata liberação dos autores mediante assinatura do Termo de Compromisso de Comparecimento em juízo”, conclui o documento.