Vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 1,5% em fevereiro, diz SINCOVARP

Redução do poder de compra do consumidor continua impactando no desempenho do Varejo; Empregabilidade no setor também registrou pequena alta apontando para uma estabilidade

25% dos consumidores de Ribeirão farão compras de última hora
Movimento de pessoas no calçadão, um dos principais pontos de comércio da cidade | Foto: Guilherme Sircili

As vendas no Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 1,5%, em fevereiro de 2025. É o que aponta levantamento realizado mensalmente por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo).

“A inflação de fevereiro disparou 1,31% em meio à alta dos preços dos alimentos, dos combustíveis e da taxa de juros, além da permanência dos índices de endividamento das famílias e de inadimplência, em níveis altos. O consumidor percebeu o encarecimento do crédito e viu seu poder de compra diminuir. Mais cauteloso, comprou menos. O que ajudou a garantir essa pequena variação positiva foram os preparativos para o carnaval período em que muitos viajam e acabam consumindo um pouco mais”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.

Empregabilidade

O CPV apurou que, em fevereiro, a média de variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, cresceu 0,5%, apontando para uma estabilidade. “Essa tendência deve se manter na pesquisa de março dentro do esperado para essa época do ano”, diz o pesquisador.

Índice de Confiança

Considerando o futuro dos negócios nos próximos três meses (no curto prazo) em uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança do Varejo SINCOVARP/CDL RP, em fevereiro, registrou 3,1 pontos (ante 2,1 pontos na pesquisa anterior). Considerado regular.

Com base na mesma escala, o nível médio de confiança para o longo prazo (considerando os próximos 12 meses), em janeiro, ficou em 3,0 pontos (ante 2,9 pontos na pesquisa anterior). Também considerado regular.

“Essa pequena elevação do otimismo se deve principalmente à sazonalidade alusiva ao Dia do Consumidor, em março, e à proximidade da Páscoa e do período de vendas do Dia das Mães que é a segunda data mais importante do calendário varejista. Os Lojistas também consideram o período de Agrishow. A perspectiva de liberação total de ruas impactadas pelas obras, no centro, e da Av. Nove de Julho, também são fatores positivos. O reestabelecimento do fluxo de trânsito e das vagas de estacionamento rotativo, nesses importantes eixos comerciais, vai oxigenar o Varejo de Ribeirão Preto”, finaliza Diego Galli Alberto.

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