As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto tiveram pequeno crescimento médio de 1,7%, em junho de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado quando foi registrada leve queda de 1% em relação a 2023. É o que aponta o CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).
“O resultado representa uma pequena recuperação, porém, um pouco abaixo do mínimo esperado, para junho de 2025, cuja estimativa era para uma alta entre 2% e 4%. Houve um pico de vendas até o Dia dos Namorados (12/6) seguido de uma acomodação natural no restante no mês. A própria data sazonal e a temporada de festas juninas ajudaram, mas o fator que mais colaborou para que a variação ficasse positiva foi o frio mais intenso e prolongado, desse ano, que impulsionou principalmente os segmentos de vestuário e calçados”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, que também destaca Ribeirão Preto como polo regional de consumo, “Grande parte da renda gerada na macro-região acaba se transformando em compras aqui. Esse é um fator importante para o Comércio local”, completa.
Empregabilidade
Em junho, a variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas, no Varejo local, teve pequeno crescimento de 2,2% na comparação com o mesmo período de 2024 quando houve estabilidade em relação ao ano anterior. “A empregabilidade acompanhou as vendas, sendo, também, impulsionada pelos mutirões de emprego que estão sendo intensificados em Ribeirão Preto”, observa.
Índice de Confiança
Considerando uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP de curto prazo (olhando para os três meses seguintes) manteve-se estável, em junho (na comparação com maio), com média de 3,0 pontos. O mesmo ocorreu com o índice de longo prazo (olhando para os próximos 12 meses), que também se manteve estável em 3,0 pontos. A avaliação é de regular à otimista.
Resultados do 1º Semestre de 2025
O CPV SINCOVARP/CDL RP também apurou que o desempenho médio de vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, considerando todo o primeiro semestre de 2025 (de janeiro à junho), apresentou pequena variação positiva de 0,9%, repetindo o índice do mesmo período do ano passado (comparado a 2023), o que mostra claramente um movimento de estabilização das vendas e desaceleração do consumo.
No 1º semestre de 2025, o Varejo ribeirão-pretano também apresentou crescimento acumulado de 5,26% no faturamento nominal, em relação ao mesmo período de 2024. Descontada a inflação de janeiro a junho, que foi de 2,99%, o crescimento real do faturamento foi de 2,2%, no 1º semestre desse ano. “Aqui é importante salientar que o faturamento é bem maior que o desempenho de vendas porque, com a inflação, os preços estiveram mais caros. Ou seja, subiu faturamento bruto, mas a pressão inflacionária acabou puxando faturamento real para baixo”, esclarece o pesquisador.
Empregabilidade (1º semestre)
No quesito empregabilidade, a pesquisa aponta que o número de vagas no Varejo de Ribeirão Preto cresceu 5,9%, no acumulado do primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período do ano passado. “O resultado reflete uma sequência de cinco pequenas altas, com destaque para março, abril e junho. Mesmo após uma queda já esperada em janeiro, o setor demonstrou boa recuperação da empregabilidade ao longo do semestre”, analisa Galli.
Índice de Confiança (1º semestre)
Com base em uma escala de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice de Confiança SINCOVARP/CDL RP, apresentou, no primeiro semestre de 2025, média de 2,9 pontos para a visão de curto prazo (próximos 3 meses) e de 3,0 pontos para a visão de longo prazo (próximos 12 meses). Ambos avaliados como de regular à otimista.
Olhando para o conjunto dos indicadores, Diego Galli Alberto analisa que “O Varejo local fechou o 1º semestre levemente ‘no azul’ (com pequena queda em janeiro e cinco pequenas altas consecutivas, de fevereiro a junho), mas isso não significa que tudo esteja às ‘mil maravilhas’. A inflação e a taxa de juros continuam em alta. Os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias também permanecem elevados. A somatória desses fatores mostra que o crédito continua mais caro e o poder de compra do consumidor diminuído. Os dados revelam claramente que o atual desempenho do Comércio não está sendo suficiente para acelerar o consumo conforme o setor precisa. Com preços mais altos, os brasileiros continuam cautelosos. Mais do que esperar uma rápida virada de jogo no cenário macroeconômico, o empreendedor precisa buscar o melhor desempenho possível nas datas sazonais do 2º semestre: Dia dos Pais, Dia do Cliente, Dia da Criança, Black Friday e Natal”, finaliza.
Análise mês a mês – 1º semestre 2025:
1. Janeiro: -2%
Notícias sobre a piora do cenário macroeconômico bem como a natural desaceleração do consumo de início de ano, impactaram diretamente nas vendas;
2. Fevereiro: +1,5%
Carnaval e flexibilização do funcionamento dos corredores de ônibus (que liberou o estacionamento rotativo, entre horários de pico, em vias comerciais importantes da cidade), contribuíram para o resultado. A liberação foi um pedido direto de SINCOVARP e CDL RP, em conjunto com entidades parceiras e empreendedores impactados;
3. Março: +1%
Cresceu a adesão dos lojistas da cidade ao conceito do Dia do Consumidor (15/3), com ativações durante a semana e ao longo do mês da respectiva data;
4. Abril: +1,5%
Páscoa, período de montagem da Agrishow e os três primeiros dias da maior feira de agronegócios da América Latina (28, 29 e 30/4), além dos primeiros shows do Ribeirão Rodeo Music, ajudaram no desempenho;
5. Maio: +1,5%
Pico de vendas do Dia das Mães, últimos dias da Agrishow e do Ribeirão Rodeo Music, e a chegada da primeira onda de frio, aqueceram as vendas;
6. Junho: +1,7%
Dia dos Namorados, temporada de festas juninas e frio mais intenso e prolongado, fizeram a diferença. Ponto de atenção foram os impactos do conflito Israel x Irã, nos preços dos combustíveis.



