As vendas no Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 4%, em dezembro de 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que aponta o levantamento mensal realizado por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas), por meio do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo).
“Nas primeiras semanas de dezembro, o consumidor pesquisou mais e ficou atento aos melhores preços e promoções. O maior pico de vendas ocorreu entre o recebimento da segunda parcela do décimo terceiro salário (no dia 20) e a véspera de Natal (24). Logo após o Natal (25), já nos últimos dias de dezembro, houve uma grande acomodação”, relata Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV SINCOVARP/CDL RP.
Ainda segundo Galli, os segmentos mais tradicionais (e mais procurados) no período natalino foram decisivos para o resultado positivo, tais como roupas, calçados, acessórios, brinquedos e eletrônicos. “Isso confirma que os consumidores foram mais conservadores. Procuraram a melhor relação custo/benefício tentando acertar, ao máximo, na escolha dos presentes. O fato de Ribeirão Preto ser um polo regional de consumo também ajudou. Se considerarmos o resultado de dezembro de 2023, quando o crescimento foi de apenas 1% de crescimento (comparando com o mesmo período de 2022), alcançamos uma importante recuperação em dezembro de 2024, e isso em meio às graves dificuldades enfrentadas pelo Comércio Tradicional especialmente nos eixos varejistas do Centro e nas avenidas Dom Pedro I, Saudade, Treze de Maio, Nove de Julho/Boulevard, diretamente impactados pelos corredores de ônibus e demais obras. Em condições normais, o desempenho provavelmente teria sido muito melhor”, diz.
Empregabilidade
O CPV apurou que, em dezembro, a média de variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no Varejo de Ribeirão Preto apresentou alta de 2%, percentual abaixo do esperado. “Nesse final de 2024, a maior parte dos empreendedores optou por tentar, ao máximo, utilizar a equipe que já tinha. Só contrataram temporários quando foi realmente necessário e, ainda assim, tiveram dificuldade para preencher as vagas devido à escassez de profissionais qualificados no mercado”, observa o pesquisador que ainda destaca os vários mutirões de emprego, liderados por SINCOVARP e CDL RP, como importante auxílio aos comerciantes.
Voltou a subir
Com o resultado positivo de dezembro, o Índice SINCOVARP/CDL RP de Confiança do Varejo voltou a subir. Considerando o futuro dos negócios nos próximos três meses (no curto prazo) em uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o nível médio de confiança dos lojistas, em dezembro, ficou em 2,5 pontos (ante 2,1 pontos na pesquisa anterior). Considerado de pessimista para regular.
Com base na mesma escala, o nível médio de confiança para o longo prazo (considerando os próximos 12 meses) também voltou a subir em dezembro. Ficou em 2,7 pontos (ante 2,5 pontos na pesquisa anterior). Considerado regular.
“Historicamente, quando as vendas crescem a confiança do Setor Lojista também melhora. Vale destacar que a pesquisa também conseguiu capturar o otimismo trazido pela flexibilização das regras de diversos corredores de ônibus a partir do primeiro dia de 2025. Foram recriadas vagas de estacionamento rotativo entre os horários de pico. Isso, com certeza, influenciou na retomada da confiança”, finaliza Diego Galli Alberto.