Vendas do Comércio de Ribeirão Preto cresceram 2% em julho

Calçadão de Ribeirão Preto, um dos principais pontos de comércio da cidade | Foto: Melo de Carvalho (Grupo Thathi)

As vendas do Comércio de Ribeirão Preto tiveram crescimento médio de 2%, em julho de 2023, na comparação com o mês anterior, segundo levantamento do Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido por SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista, e CDL Ribeirão – Câmara de Dirigentes Lojistas. É a sexta alta de vendas consecutiva, nesse ano. Quando a comparação é feita com o mesmo período de 2022, o crescimento médio das vendas de julho chega a 3,75%.

O resultado positivo de julho foi sustentado principalmente pelas vendas de roupas, calçados e artigos relacionados ao clima frio e ao período de férias.

“Apesar do frio, julho é um mês efervescente no que diz respeito a passeios e entretenimento para os estudantes, além das viagens em família que sempre acabam exigindo a compra de roupas e calçados novos, ou mais algum acessório. Ainda mais quando os destinos são localidades que têm o frio como grande atração”, analisa Diego Galli Alberto, pesquisador e coordenador do CPV, que também atribui a performance positiva ao fato de Ribeirão Preto ser um grande polo regional de consumo. “Para a população da região, que optou por curtir as férias com os filhos, sem viajar ou viajando pouco, Ribeirão tornou-se uma boa opção de passeios para compras, lazer, entretenimento e gastronomia, o que sempre acaba incrementando as vendas do Varejo local”, diz.

Empregabilidade

Em julho, a média de variação entre vagas de emprego abertas e fechadas, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, teve alta de 5%, acompanhando a movimentação da cidade. Nos dois meses anteriores, o indicador havia registrado estabilidade.

Índice de Confiança

Sobre a expectativa dos negócios para os próximos três meses (no curto prazo), considerando uma escala que vai de 1 a 5 pontos, em que 1 significa “muito pessimista” e 5 “muito otimista”, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo ficou em 3,5 pontos, em julho (ante 3,4 pontos, em junho), classificado como positivo.

Considerando a mesma escala, o Índice SINCOVARP/CDL de Confiança do Varejo para os próximos 12 meses (de longo prazo) ficou em 3,5 pontos (ante iguais 3,5 pontos, em junho), também considerado positivo.

“O primeiro semestre foi positivo projetando um fim de ano promissor para o Comércio Varejista, ainda que o desempenho de 2023, até o momento, esteja um pouco abaixo do apurado no ano passado. Fatores como a recente redução da taxa de juros Selic, o aparente controle da inflação, dólar em baixa e o programa de renegociação de dívidas, reforçam a tendência de boas vendas para o segundo semestre. O maior ponto de atenção é quanto aos preços dos combustíveis que podem voltar a subir por conta da disparada do preço do petróleo no mercado internacional. Se isso acontecer, o Brasil voltará a ter pressão inflacionária que diminui o poder de compra do consumidor. Resta saber até quando a Petrobras vai conseguir bancar a defasagem entre os preços internos dos combustíveis e os praticados no mercado externo, considerando a nova política adotada pela estatal. Turbulência à vista!”, destaca Diego.

Dia dos Pais

Para o Dia dos Pais desse ano, o CPV-SINCOVARP/CDL projeta crescimento de vendas entre 4% e 6%, no Comércio Varejista de Ribeirão Preto, na comparação com o mesmo período do ano passado. O valor médio desembolsado para a compra do presente deve variar entre R$ 150 e R$ 200.

O campeão de vendas deve ser o setor de roupas, seguido de calçados, perfumes e cosméticos, acessórios como meias, cintos, óculos, carteiras e relógios, além de celulares e artigos de tecnologia. A data também acaba movimentando restaurantes, postos de combustíveis e segmentos ligados a viagens, uma vez que muitos se deslocam de uma cidade à outra, para visitar os pais.

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