As vendas do Comércio Varejista de Ribeirão Preto apresentaram um modesto crescimento de 1,5% em março de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com o Centro de Pesquisas do Varejo (CPV), mantido pelo SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).
O pico de vendas ocorreu no dia 15 de março, impulsionado pelas promoções do Dia do Consumidor, seguido por um leve aumento durante a Páscoa. No entanto, o restante do mês viu uma estagnação nas vendas, principalmente devido ao impacto negativo das obras de mobilidade no centro da cidade, especificamente na Av. Nove de Julho e na Av. Treze de Maio/Rua Capitão Salomão, que dificultaram o acesso dos consumidores às lojas.
Os consumidores mostraram cautela ao realizar compras, priorizando o pagamento de contas, mesmo com a estabilidade da inflação, taxas de juros menores e maior capital circulante.
Em relação à empregabilidade, o mês de março registrou estabilidade na média de variação entre vagas de trabalho abertas e fechadas no Varejo de Ribeirão Preto. Para abril, há previsão de aumento devido à realização da Agrishow e do Ribeirão Rodeo.
O Índice de Confiança SINCOVARP/CDLRP de curto prazo registrou uma média de 3,7 pontos (ante 3,8 na pesquisa anterior), considerado positivo, enquanto o índice de longo prazo apresentou uma média de 3,5 pontos (ante 3,8 na pesquisa anterior), também positivo.
Por trás desses números positivos, há uma preocupação dos lojistas em relação ao futuro das obras de mobilidade e aos possíveis impactos da campanha eleitoral. Questões como os preços dos combustíveis e o rombo das contas públicas também pesam no cenário, gerando cautela por parte dos empreendedores.