RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Vereador apresenta regras aos motociclistas que atuam no transporte por aplicativo em Ribeirão

As normas são válidas aos motociclistas que transportam passageiros em viagens solicitadas por aplicativos

Normas atingem os motociclistas prestadores e os aplicativos | Foto: Agência Brasil

O vereador Jean Corauci (PSD) apresentou à Câmara o Projeto de Lei N°271/2025 que determina requisitos para o transporte de passageiros por motos, em Ribeirão Preto. As definições ainda precisam ser votadas, e são válidas para motociclistas que atuam em viagens solicitadas por aplicativos.

Segundo o documento, atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, para trabalhar com o serviço de viagens, o condutor terá que ter idade superior a 21 anos, além de possuir a Carteira Nacional de Habilitação categoria A por dois anos, ao menos.

Terá ainda que comprovar a contratação de seguro de acidentes pessoais para passageiros e apresentar atestado de antecedentes criminais atualizado.

O Projeto de Lei, que não possui data para ser discutido em plenário, ainda define que o motociclista deverá pilotar uma motocicleta com até 10 anos de fabricação, em boas condições de conservação e segurança.

O último tópico de obrigações aos motociclistas servidores trata sobre o porte de equipamentos de proteção, incluindo capacete com viseira e colete refletivo, obrigatoriamente.

Às plataformas, o documento exige um canal de atendimento 24 horas ao usuário e a publicação de relatórios periódicos sobre os serviços prestados à administração municipal. Exige ainda a exposição dos documentos do motociclista em serviço ao passageiro.

O último artigo do documento proíbe a prestação do serviço por aplicativos diante do descumprimento de qualquer requisito determinado.

Não há data para votação do texto, que foi apresentado à Casa de Leis em 25 de junho. Atualmente, o texto aguarda parecer da CCJ do legislativo, sem data prevista para discussão no plenário.

“A regulamentação proposta busca garantir a segurança de passageiros e condutores, estabelecendo critérios técnicos, de segurança e controle, sem inviabilizar o serviço. Assim, o município assegura aos cidadãos a liberdade de escolha e ao mesmo tempo protege o interesse público e a ordem viária”, justifica o vereador Corauci.

Clique aqui e leia o documento na íntegra.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS