Durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (26), o vereador Daniel Gobbi (Progressistas) apresentou um requerimento solicitando esclarecimentos à prefeitura sobre alagamentos em diversos pontos da cidade após recentes tempestades.
Segundo o político, ex-vice-prefeito e ex-secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano durante a última gestão – até abril de 2024 – e ex-secretário municipal de Meio Ambiente (2013-2016), alagamentos significativos ocorreram “especialmente em locais já conhecidos pela recorrência de enchentes, como a Via Norte”.
Como solicitado, a prefeitura deverá prestar informações em relação ao cronograma de limpeza e desassoreamento das barragens de Ribeirão Preto para o ano de 2025, sobre etapas que já foram efetivamente executadas até a presente data – indicando datas, locais e serviços realizados – e justificando se houve alterações, atrasos ou reprogramações nas ações previstas.
O requerimento foi aprovado por 18 votos – apenas Igor Oliveira (MDB), Coletivo Popular Judeti Zilli (PT) não votaram, além de Maria Eugênia Biffi (MDB), já de volta à Secretaria de Cultura e Turismo, e Isaac Antunes (PL), presidente da Casa.
Especificamente quanto aos pontos críticos de alagamento no Município, em especial na Via Norte e demais locais recorrentemente afetados por enchentes, “o executivo deverá esclarecer quais ações de limpeza de córregos, galerias de águas pluviais, bocas de lobo, canais e dispositivos de drenagem foram realizadas nesses pontos antes dos episódios de chuva intensa ocorridos na semana passada e no início da presente semana”.
Além disso, a prefeitura deverá esclarecer se tais locais integravam o planejamento/cronograma informado ao Legislativo em resposta ao Requerimento nº 5824/2025 ou se são objeto de plano específico de manutenção preventiva.
O vereador Gobbi também cobra medidas imediatas e estruturais para mitigar o risco de novos alagamentos nos pontos já identificados como críticos, incluindo:
a) previsão de obras de drenagem, ampliação de galerias, canalizações ou intervenções em córregos;
b) reforço nos programas permanentes de limpeza, desassoreamento e manutenção preventiva;
c) campanhas ou ações de fiscalização para coibir lançamento irregular de resíduos que contribuam para o entupimento da rede de drenagem.
A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da assessoria de imprensa, foi indagada e afirmou que “o requerimento ainda não chegou na Secretaria, é de ontem. Chegando lá tem um prazo de 8 dias para responder. E sim, a Prefeitura vai responder”.
Precipitação de 105 mm
As fortes chuvas registradas entre domingo (23) e segunda-feira (24) somaram 105 mm de precipitação, segundo dados da Somar Meteorologia.
Mesmo com o volume expressivo, foram registrados apenas dois pontos de alagamento – na Avenida Patriarca e Via Norte, “todos rapidamente controlados pelas equipes de prontidão”, de acordo com a própria prefeitura.
Na manhã de segunda-feira (24), uma motorista chegou a ter o carro – sem seguro – invadido pela água acumulada em um trecho da Via Norte de Ribeirão Preto, conforme flagrado pelo jornalismo da TH+TV.



