Através da apresentação do requerimento N°16824/2025 – aprovado por 20 votos nesta segunda-feira (01), o vereador Danilo Scochi (MDB) cobra informações completas sobre a manutenção, monitoramento, segurança e condição atual das barragens de Ribeirão Preto.
“Tal solicitação se fundamenta no fato de que o município se aproxima do período de chuvas intensas, momento que naturalmente eleva os riscos estruturais e ambientais, bem como pela existência de denúncias apresentadas por munícipes e conteúdos amplamente disseminados em canais de mídia digital locais, demonstrando possíveis fragilidades, falta de manutenção adequada e ausência de informações técnicas claras à população”, destaca o documento.
O requerimento foi encaminhado ao Poder Executivo Municipal, “por meio das Secretarias Municipais competentes — especialmente Secretaria de Obras Públicas, Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Infraestrutura, Defesa Civil Municipal”, visando garantir segurança hídrica, estrutural e ambiental.
No documento, o vereador interroga sobre a relação e identificação das barragens do município, a responsabilidade técnica e administrativa, sobre a manutenção e monitoramento, a respeito das condições estruturais, os planos de contingência e sobre ações preventivas para o período de chuvas, além de exigir transparência e comunicação.
Em novembro de 2024, um vídeo registrado por um morador do bairro Vila Virgínia denunciou a estrutura da barragem Delboux, instalada no bairro da zona Oeste.
As barragens desempenham papel fundamental na contenção das águas pluviais e no controle do nível dos córregos urbanos, contribuindo para a redução de alagamentos em diferentes regiões da cidade.
Ribeirão Preto conta atualmente com três barragens: Santa Teresa e Delboux, no córrego Ribeirão Preto, e Bonfim Paulista, no córrego Bonfim.



