Foi protocolado na Câmara Municipal um pedido de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as queimadas que afetam o meio ambiente e a saúde da população de Ribeirão Preto neste último fim de semana.
O pedido foi protocolado nesta quinta-feira (29) e o documento conta com 18 assinaturas. A CPI tem o objetivo de apurar eventual caráter criminoso e estruturado na idealização e operacionalização das queimadas ilegais promovidas no município.
Segundo o Secretário Nacional da Defesa Civil, mais de 99% das queimadas registradas na última semana tiveram intervenção humana. Ao menos 31 inquéritos já foram abertos junto à Polícia Federal (PF) para investigar possíveis incêndios criminosos na região.
Até o fechamento do texto, 10 pessoas foram detidas por causarem queimadas no interior de São Paulo. Em Ribeirão Preto, que foi uma das mais afetadas pelas cinzas e pela poluição do ar decorrente das queimadas, nenhum suspeito foi detido.
A composição da comissão, que será presidida pela vereadora Duda Hidalgo, ainda está sendo negociada entre os parlamentares.
“Diante disso, torna-se urgente a tomada de iniciativa por parte do Poder Legislativo para a apuração dos fatos narrados, bem como de suas causas, autorias, desmembramentos, participantes e responsáveis, de modo a conferir à população de Ribeirão Preto uma resposta condizente e suficiente a todos os males sofridos de forma injustificada”, diz trecho do documento.