ViaPaulista implanta passarela de pedestres em trecho entre Ribeirão e Bonfim Paulista

Foto: Divulgação

A Rodovia José Fregonezi (SP-328), eixo viário que liga Ribeirão Preto ao distrito de Bonfim Paulista, receberá um investimento importante em segurança viária para pedestres. A Arteris ViaPaulista implantará uma passarela no km 311+350, com mobilização inicial de obras prevista para este mês de agosto. O investimento é de aproximadamente R$ 1,8 milhão e a previsão de construção é de 24 meses.

O local definido para a implantação foi escolhido por ser um polo gerador de travessia, com a presença de muitos pedestres, funcionários e prestadores de serviço que trabalham nos condomínios entre Ribeirão e Bonfim. No trecho em que a passarela será construída a velocidade regulamentada dos veículos é de 90 km/h. Além do investimento da empresa em sinalização, dispositivos de controle e aferição de velocidade e sinalização, a companhia realiza também ações de conscientização com pedestres e ciclistas sobre travessia segura. No trecho de implantação da passarela a empresa registrou, nos últimos três anos, três ocorrências de atropelamentos.

Desde que assumiu o trecho anteriormente da Autovias nas regiões de Ribeirão Preto, Franca e São Carlos, em julho de 2019, a empresa realizou diversos estudos a fim de mapear os locais em que a passarela e outros dispositivos de segurança seriam necessários.

A obra integra o cronograma de investimento da concessionária e está alinhada ao PRA (Plano de Redução de Acidentes), que tem como meta a diminuição em 67% dos casos de acidentes envolvendo atropelamento em todo o trecho até 2030. Proporcionará mais segurança e conforto aos usuários, pedestre e motoristas.

A passarela que será implementada está de acordo com as normas vigentes de acessibilidade para portadores de deficiência visual e com deficiências relacionadas à locomoção e em consonância com as normativas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A estrutura será de concreto com aço e contará com tela de proteção, iluminação com lâmpadas de led, guia rebaixada, piso tátil e rampa de acesso com corrimão. A obra envolverá ainda serviços complementares, como implantação de telas de proteção.

A travessia ficará seis metros de altura em relação à pista, terá 29,8 metros de extensão e as rampas de 71 metros.

Vale destacar que, em 2020, foram entregues duas passarelas no trecho de Igaraçu do Tietê; em 2021, foram remodeladas passarelas em Franca e Araraquara e, em maio de 2023, foi inaugurada uma nova travessia no perímetro urbano da SP-304, em Jahu.

Estatísticas e prevenção

Segundo estudo divulgado pela Agên­cia de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), 10% dos atropelamentos na malha concedida paulista ocorrem próximo às passarelas.

Estatísticas apontam que os pedestres ocupam uma parcela significativa nos casos de aci­dentes registrados em rodovias. Em 2021, foram registrados 639 atropelamentos de pedestres na malha concedida do Esta­do, sendo que 61 deles (cerca de 10%) aconteceram a cerca de 200 metros das passarelas.

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