Uma enfermeira, que não teve a identidade divulgada, foi flagrada ao aplicar a agulha da vacina no braço de uma idosa e não injetar o líquido imunizante contra a Covid-19, em Franca.
No vídeo, registrado pela própria idosa, a enfermeira chega a mostrar a dose na seringa antes de injetar a agulha no braço da vítima, retirando e colocando o curativo sem aplicar o líquido.
No mesmo momento, a idosa, que também não foi identificada, afirma que o líquido não foi injetado, e a ação é repetida, mas agora com a dose sendo corretamente aplicada em seu braço.
Em nota, a Prefeitura de Franca afirmou que “uma acadêmica de enfermagem, por falha humana, inseriu a agulha no braço de uma munícipe e sem, inicialmente, finalizar o procedimento de aplicação do imunizante. No entanto, o fato foi percebido de imediato e, em fração de segundos, a vacinação foi prontamente concluída, sem prejuízo à pessoa vacinada”.
Outro caso
No dia 8 de março, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Juliana, em Ribeirão Preto, uma situação semelhante foi filmada pelo filho da idosa, que divulgou as imagens através das redes sociais.
Nas imagens, é possível notar a agulha penetrando a pele da idosa, mas não é possível ver se, dentro da seringa, havia o imunizante. Depois de aparentemente simular a aplicação, a enfermeira passa algodão na pele e coloca um adesivo no local.
Na ocasião, a enfermeira foi afastada de forma preventiva, mas a corregedoria do município determinou a volta dela ao trabalho.