Os filhotes Venom e Apache, nascidos no canil da Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto, completaram cinco meses de idade e já iniciaram o treinamento. Os dois cães da raça Pastor Belga Malinois devem integrar em breve a equipe de faro e detecção de drogas do município.
De acordo com o coordenador operacional do canil, agente Mario Eduardo Luchetti, os primeiro passos no adestramento são a socialização e ambientação após ciclo de vacinas.
“Com a imunização eles puderam ser levados aos locais em que as equipes de operações com cães atuam, para já se acostumarem com os diversos odores, sons, relevos, vegetação, clima e pessoas”, explicou Luchetti.
A dupla fez parte da ninhada de oito filhotes que nasceu em março, filhos de Black e Hope. Os demais foram doados a outras instituições de segurança pública.
Além dos novos recrutas, o canil conta com cinco animais e desde que foi criado em 2016 tem ajudado tanto na aproximação com a população quanto em ações contra o tráfico de drogas e apoio a outras instituições de segurança.
Atualmente integram a equipe de cães da GCM de Ribeirão, quatro pastores – três para faro e detecção de drogas, e 1 para para resgate e salvamento -, e um rottweiler, treinado para policiamento e proteção.
Treinamento para vôo
Na última quarta-feira (17), a cachorra Hope da equipe canina da GCM de Ribeirão subiu em um helicóptero na Academia da Força Aérea (AFA) Brasileira, em Pirassununga/SP. Segundo o coordenador operacional do canil, o objetivo foi ambientá-la em deslocamentos aéreos.
Hope é especialista em encontrar pessoas desaparecidas, trabalhando no auxílio policial ou em casos de calamidade envolvendo a Defesa Civil do Município. O treinamento específico foi realizado com instruções de embarque e desembarque (com o helicóptero desligado e ligado), posicionamento no decorrer do voo, noções de segurança durante pane e equipamentos de segurança, sempre acompanhada de sua condutora.
Confira imagens do treinamento: